Cogumelos: a ilusão pode ser real!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cogumelos podem ser ‘aliado contra aquecimento global’
03 de novembro, 2008 - 13h08 GMT (11h08 Brasília)

Cogumelos podem se tornar um aliado inesperado na luta contra o aquecimento global, segundo uma pesquisa publicada na revista acadêmica Global Change Biology.

Segundo o repórter de meio ambiente da BBC Matt McGrath, havia a expectativa de que à medida que as temperaturas subissem, as florestas do Hemisfério Norte passariam a liberar mais dióxido de carbono, mas a pesquisa realizada por cientistas americanos mostrou o contrário, provavelmente devido à ação dos cogumelos no processo.

As florestas do Hemisfério Norte agem como um depósito vital de dióxido de carbono, absorvendo cerca de 30% da substância contida no solo da Terra.

O aquecimento global deve ter um impacto grande em florestas do Alasca, Canadá e Escandinávia, com a expectativa de que as temperaturas subam em até 7º C até 2100.

Os cientistas acreditavam que um clima mais quente acabasse por fazer com que essas florestas liberassem grande parte do dióxido de carbono que armazenam.

Em um experimento realizado no Alasca, os pesquisadores aumentaram a temperatura do solo em 1º C e descobriram que a liberação de dióxido de carbono caía pela metade se comparada com o que acontece quando o solo está mais frio.

Eles acreditam que cogumelos que crescem no solo dessas florestas podem ajudar a desacelerar a liberação do dióxido de carbono.

Segundo os pesquisadores, os cogumelos secam quando se aquecem e produzem menos CO2.

Segundo McGrath, os cientistas se disseram surpresos com a descoberta, mas dizem que o fenômeno pode contrabalançar parte do dióxido de carbono sendo liberado na atmosfera.

Eles acreditam que processos naturais como esse podem ajudar o mundo a ganhar tempo até que políticas efetivas sejam implementadas.



Eu queria tecer um longo comentário sobre isso, mas, provavelmente, algum engraçadinho diria que tanto eu como os pesquisadores tomamos um belo chá de cogumelos! Tenho fé que algumas pessoas estejam buscando soluções para salvar o mundo, principalmente, no ano internacional do planeta. Então, convido você a iniciar uma plantação de cogumelos! Clique aqui e aprenda a cultivar Shiitake, saboreie uma das iguarias mais caras do mundo e ainda ajude a salvar o Planeta!

0 Observações: