Listras horizontais, que te quero bem!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Estudo indica que listras horizontais são as que emagrecem

12 de setembro, 2008 - 09h55 GMT (06h55 Brasília)
Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que, ao contrário do que se pensava, roupas estampadas com listras horizontais tornam a pessoa mais magra.

Na contramão das dicas aconselhadas por especialistas em moda, uma equipe de psicologistas da Universidade de York afirma que as listras verticais são as verdadeiras vilãs na hora de tentar esconder as gordurinhas.

Na pesquisa, apresentada no British Association’s Festival of Science, em Liverpool, os pesquisadores pediram a voluntários que observassem fotos de mulheres usando 200 trajes listrados e apontassem as mais magras.

Para sua surpresa, ao olharem imagens de mulheres com o mesmo corpo os participantes opinaram que as que usavam roupas listradas na horizontal eram as mais magras.

Segundo o coordenador do estudo, Peter Thompson, a pesquisa inspirou-se na teoria da ilusão dos quadrados de Helmholtz, criada no século 19.

Na experiência, o cientista Hermann von Helmholtz desenhou dois quadrados idênticos, cobrindo um com listras verticais e o outro com horizontais.

O experimento mostrou que o quadrado com listras horizontais parecia mais alto e magro do que o outro, levando o cientista a recomendar, na época, que mulheres usassem listras horizontais para parecerem mais altas.


Pretinho básico

Thompson diz não saber quando começou a ser difundida a idéia de que as listras horizontais engordam.

“As listras horizontais, quando nada, fazem a pessoa parecer mais magra”.

O pesquisador disse que não está claro porque a ilusão de ótica existe, mas supõe que listras horizontais fazem uma imagem parecer mais tridimensional, criando a impressão de profundidade e reduzindo a largura.

O pesquisador também salientou que a crença de que usar preto emagrece continua correta.

“Vestir preto é uma boa alternativa. Sabemos que um círculo preto em um fundo branco parece menor do que um círculo branco em um fundo preto”.

* * * * * * *




Quando li linhas horizontais me lembrei do Chaves na hora! Eu sempre achei as linhas horizontais mais bonitas, principalmente, as que remetem a moda náutica, uma vez que sou de uma cidade litorânea.




(fonte da imagem)




(fonte da imagem)


Pelo menos descobri que existe uma teoria para isso. Gostei de saber um pouco sobre Hermann von Helmholtz (inglêsportuguês) e principalmente sobre Helmholtz Association.



A Associação Helmholtz contribui para resolver grandes desafios da sociedade, da ciência e da indústria em cima conquistas científicas em seis áreas de investigação: Energia, Terra e Meio Ambiente, Saúde, tecnologias-chave, Estrutura da Matéria, dos Transportes e do Espaço. Com 26500 funcionários em 15 centros de investigação e de um orçamento anual de aproximadamente 2,3 mil milhões de euros, a Associação Helmholtz Alemanha é o maior da organização científica. O seu trabalho segue a tradição do grande cientista natural Hermann von Helmholtz (1821-1894).


Agora na dúvida o negócio é usar o “pretinho básico” e ser feliz!

0 Observações: