Casamento versus Pressão Arterial

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Felicidade no casamento 'influi na pressão arterial'
22 de março, 2008 - 13h04 GMT (10h04 Brasília)


Adultos satisfeitos com o casamento têm pressão arterial mais baixa do que solteiros, sugere um estudo realizado por pesquisadores americanos e publicado na edição desta semana da revista científica Annals of Behavioral Medicine.

Realizada na Universidade Brigham Young, em Utah, nos Estados Unidos, a pesquisa fez uma avaliação da pressão arterial de 204 adultos casados e 99 solteiros durante um período de 24 horas.

Os participantes usaram um monitor que media a pressão arterial cerca de 72 vezes ao longo do dia – mesmo durante o sono.

Os resultados indicam que adultos felizes com o casamento têm a pressão arterial até quatro pontos mais baixa do que os solteiros. De acordo com o estudo, mesmo entre os solteiros que possuem uma vida social ativa e se encontram com amigos com freqüência, a pressão arterial continua mais elevada do que entre os participantes casados.

“Os resultados ressaltam a complexidade da influência das relações sociais na saúde das pessoas”, afirmou Julianne Holt-Lunstad, que liderou o estudo.

Satisfação

Para estabelecer a satisfação com o casamento, o grupo de pesquisadores realizou um questionário sobre a qualidade do relacionamento com todos os participantes. Além disso, os voluntários fizeram uma lista sobre as amizades e vida social.

Os resultados indicaram que adultos insatisfeitos com o casamento apresentaram pressão arterial mais alta do que aqueles satisfeitos com o cônjuge e mesmo entre os solteiros.

Segundo Holt-Lunstad, isso é um indício de que somente o casamento não garante benefícios à saúde.

“O que realmente protege a saúde é ter um casamento feliz”, disse.

Na próxima etapa da pesquisa, os participantes insatisfeitos com o casamento irão passar por uma terapia de casais para que os pesquisadores possam avaliar se uma melhora na relação pode se refletir em uma melhora na saúde.



Bom, creio que todo mundo concorde que um casamento infeliz faz mal a saúde! Só que ser solteiro também faz! Ai ai ai! Socorro! Um casamento feliz é como acertar na megasena, conheço pessoas que já jogaram mais de uma vez e obtiveram acertos e outras que continuam jogando desesperadamente! Vamos esperar o resultado da terapia de casais! Numa dessa acertar a quina, já resolva a vida de muita gente!

4 Observações:

Natur Line disse...

ola... adorei seu blog.. e nao podia deixar de comentar!!!
mo' gostou muito, da mesma maneira que o blog, obrigado muito.
Bjos
bom final de semana.

gabimazzei disse...

É por isso que eu não caso de jeito nenhum, nem amarrada!

Ricardo Rayol disse...

eu vou morrer.

Tine Araujo disse...

@Natur
Obrigada

@Gabi
Nada de dizer dessa água não beberei!!! Você ainda é muito nova para desilusões!!!

@Ricardo
Kakakakakaka eu também!!!!