Blogueiro, por que não te calas?

terça-feira, 17 de junho de 2008

Aumenta prisão de blogueiros em todo o mundo, diz relatório
16 de junho, 2008 - 14h54 GMT (11h54 Brasília)

Mais e mais blogueiros estão sendo presos em todo o mundo por expor abusos dos direitos humanos ou criticar governos, segundo o relatório anual Acesso Mundial à Informação (WIA, na sigla em inglês), produzido pela Universidade de Washington.

Desde 2003, 64 pessoas foram presas por expor suas idéias em um blog, afirma o relatório, e no ano passado, o número de blogueiros presos por relatar questões políticas triplicou em relação ao ano anterior.

Mais da metade das prisões, desde 2003, foram realizadas na China, Egito e Irã, afirma o documento.

O relatório ainda reconhece que o número de presos pode ser muito mais alto, já que, em muitos casos, é difícil verificar se foi realizada uma prisão, e quais as acusações envolvidas.


Sentença

Segundo o relatório, a maioria dos blogueiros foi presa por denunciar corrupção no governo, abusos dos direitos humanos ou a repressão de protestos. Eles criticam políticas públicas e dão os nomes dos políticos envolvidos.

O relatório diz que o aumento do número de prisões se deve ao fato da "crescente" importância política dos blogs. O documento afirma que as prisões tendem a aumentar em tempos de "incertezas políticas", como eleições gerais ou durante grandes protestos.

Muitos dos blogueiros detidos cumpriram sentença – a pena média foi de 15 meses, mas o WIA afirma que a pena mais longa chegou a oito anos.

O relatório também afirma que muitos países impõem restrições tecnológicas sobre o que as pessoas podem fazer on-line. Em países como a China, isso dificulta o uso de blogs como forma de protesto.

O documento ainda comenta que não são apenas os governos de países do Oriente Médio ou da Ásia que adotam medidas contra a publicação de opiniões on-line, e afirma que nos últimos quatro anos também foram presos blogueiros britânicos, franceses, canadenses e americanos.

O WIA prevê que neste ano serão presos mais blogueiros do que no ano passado, por conta da crescente popularidade do meio, da maior imposição de restrições à rede e das eleições na China, Paquistão, Irã e Estados Unidos.


Os pais ensinam os filhos não mentirem, não roubarem, respeitarem os outros, os mais velhos, as leis!!! Dai um desses filhos resolve compartilhar os bons ensinamentos que teve com outras pessoas, cria um blog, identifica-se (para não falar pelas costas, digamos assim!) e o que acontece? "Mais e mais blogueiros estão sendo presos em todo o mundo por expor abusos dos direitos humanos ou criticar governos."

Acho que estou na fila... o problema é que o curso superior só garante cela especial até o final do julgamento... depois... depois é criminoso! Sério! Isso só comprova a luta dos governantes em nos manter ignorantes! Estão com medo da nossa força! Só digo uma coisa, quem não deve não teme :D Blogs unidos, jamais serão vencidos! E se eu for presa, vou pedir para trocar o direito de uma ligação por um post e assim transcrever meu último pedido: Blogueiros, não se calem!!!

3 Observações:

Zeca disse...

Já pensou se vira moda por aqui, será que prenderiam muita gente?

Pelo menos a gente está fora dessa né Tine?

beijo

Tine Araujo disse...

@Zeca
Espero que não :D
Mas mesmo sabendo disso não vou deixar de escrever o que penso.

Beijos

Anônimo disse...

As pessoas são tem medo daquilo que podem ferí-las ou lhes causar algum mal. Logo, os blogueiros tem em mãos algo forte, junto com suas idéias, eles têem o apoio da opinião pública, aí é que está a força, a união.
Um a um vão se somando, é mais fácil arrancar um fio de cabelo do que toda a cabeleira não é mesmo:
E se por último não restar mais saída, que venha a luta armada.
Melhor ser um "preso" livre, do que um livre "preso".
Mas quando virem a força do movimento de idéias, a negação a esse sistema corrupto de governos não terão o que fazer.
"Blogueiros!!!!!! empunhar armas!!!!!!!