Trabalhos originais de Fisher... eu quero!!!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Estatística experimental na internet
Por Italo Moraes Rocha Guedes

Se bem usada e explorada, não há em minha opinião melhor ferramenta para a divulgação do conhecimento do que a internet. Acabo de descobrir uma página disponibilizando em PDF os trabalhos originais do genial matemático, estatístico e geneticista R. A. Fisher. Qualquer estudante que tenha feito experimentos científicos está familiarizado com as ferramentas desenvolvidas ou melhoradas por Fisher, como a análise de variância ou os próprios delineamentos experimentais. Considerado um gênio, Fisher foi um dos responsáveis também pelo desenvolvimento da genética populacional. Ótima descoberta.



Depois de ler essa frase de Ronald Aylmer Fisher, resolvi buscar seu nome no Google e achei esse texto e os links no Blog Geófagos o qual recomendo a leitura, principalmente, para os estudantes de Agronomia!!! Uma descoberta assim tem que ser compartilhada espero que gostem e agradeçam ao Italo.

4 Observações:

Italo M. R. Guedes disse...

Caro(a)Tine, fico feliz que o artigo tenha lhe agradado e servido. Já tinha há algum tempo uma coletânea impressa de alguns artigos do Fisher, além de um esboço biográfico que fez um estatístico inglês, mas a descoberta de sua obra na internet me entusiasmou e resolvi divulgar no blog. Gostei de seu blog, que não conhecia, e o adicionarei em meus links. Se puder fazer o mesmo com o meu, agradeço.
Cordialmente,
Ítalo M. R. Guedes

Sérgio disse...

Minha cara amiga e persistente blogueira.
"O que vende é sexo, drogas e escândalo".
Digo isso dado que suas duas últimas postagens só receberam dois comentários (contando este que faço agora).
Se fosse a frase da Gisele respondendo ao fato de deixar de ser a mais linda do mundo, segundo uma pesquisa recente, ou mesmo as declarações de inocência e/ou culpa no assassinato/defenestrado da menina de 5 anos seu blog estaria repleto de opiniões.
O fenômeno se estende por toda internet.
Hoje mesmo no Observatório da Imprensa os artigos que mais ocuparam as respostas do blog são uma provocação de um jornalista ao estilo truculento de alguns usuários de internet e o caso Isabella em dois artigos diferentes.
A discussão a respeito da ética e até mesmo a CPI dos cartões ficaram em segundo (ou último) plano.
Mais uma vez parabenizo seu blog e sua iniciativa.
Continue sempre esmerando pela qualidade.

Lucas disse...

olá
aqui é o Lucas do blog Ah Piá Sabido...

gostaria de fazer uma troca de links contigo
se estiver interessada me envie um email
ahpiasabido@gmail.com

só pra facilitar
ahpiasabido.blogspot.com

esperando sua resposta
abraços.

Carlos Hotta disse...

Tine, gostei do seu blog mesmo! Só para dar inveja, eu morei na casa que foi do Fischer lá em Cambridge...