Campanha pela Valorização da Mulher (06)

sábado, 8 de março de 2008

Mulher jovem e solteira corre mais risco de suicídio, diz estudo
01/02/08

Mulheres jovens, solteiras, com menos anos de educação ou dificuldade de controlar impulsos são o grupo mais comum entre as pessoas que pensam em suicidar-se ou tentam o suicídio, revelou uma pesquisa coordenada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O estudo, o mais amplo já realizado sobre o tema, foi realizado com quase 85 mil entrevistados em 17 países e publicado na edição de fevereiro do British Journal of Psychiatry.

Em média, 9,2% dos entrevistados disseram ter pensado seriamente em suicidar-se e 2,7% afirmaram ter tentado pôr fim à própria vida em algum momento. Das pessoas que pensaram em cometer suicídio, 29% chegaram a tentar, segundo a pesquisa.

“Nossa pesquisa sugere que pensar em suicídio e se comportar como suicida são mais comuns que se pensa. E os principais fatores de risco para esses comportamentos são bastante consistentes em diversos países no mundo”, disse o coordenador do projeto, o professor de Psicologia da Faculdade de Artes e Ciências em Harvard, Matthew Nock.

As estatísticas variaram de país para país – a ocorrência de pensamentos suicidas, por exemplo, ficou entre 3,1% na China e 15,9% na Nova Zelândia – mas os pesquisadores atribuíram esta diferença a “padrões culturais” que podem ter influído na decisão dos entrevistados de manter sigilo sobre as intenções suicidas.



Impulsividade

O estudo revelou que a impulsividade é um fator crucial para diferenciar entre as pessoas que apenas pensam em suicídio e as que de fato tentam levá-lo a cabo.

Das que pensam em acabar com a própria vida, as taxas mais altas de tentativas não foram registradas entre as pessoas com depressão ou outros problemas de variações drásticas de humor, mas sim entre aquelas que abusavam do consumo de drogas ou apresentavam desordem no controle de impulsos.

Os fatores de risco incluíram mulheres jovens – sobretudo adolescentes ou no início da vida adulta –, solteiras, com menos anos de educação formal e dificuldade de controlar seus impulsos.

“Em geral, achamos que os pensamentos e comportamentos suicidas ocorrem mais em pessoas que estão deprimidas. Mas em todos os países, descobrimos que não é apenas a depressão que aumenta o risco de comportamento suicida. Problemas de controle de impulso, de uso de substâncias e de ansiedade estão muito mais associados ao risco de pensamentos e tentativas de suicídio”, disse Nock.

Os dados foram coletados na Nigéria, África do Sul, Colômbia, México, Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, China, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Ucrânia, Israel e Líbano.



* * * * * * *



Tão jovens com tanta coisa para fazer na vida, tanta coisa ainda para aproveitar e já pensando em morrer!!! Parem de assistir TV, leiam mais livros, tomem mais sol, esqueçam as revistas de moda e, como diz um amigo meu, joguem mais basquete (esporte onde na maioria das vezes você tem que levantar a cabeça para acertar a cesta!). Tem tanta gente passando fome, morrendo por doenças sem cura, desejando viver e ainda sorrindo cada vez que acordam pela manhã!!! Mulheres, por favor, gritar pela barata, chorar pela unha quebrada e não saber estacionar ainda passa, mas querer se matar, isso não, mas não mesmo!!!

Dado a bronca é hora de comemorar!!! Hoje é nosso dia \o/ aeee!!! Desejo a todas as mulheres do mundo, alegria, disposição, garra, força, paciência, intuição, e um monte de coisas boas, mais principalmente, e acima de tudo, MUITO AMOR!!!

Que os meios de comunicação não falem de nós só no dia de hoje e que os publicitários não façam campanhas pela mulher uma vez por ano!!! Assim desejo e espero!!! Deixo para vocês o vídeo com a poesia de Carmen Cecília e Carmen Vervloet, Simplesmente Mulher, que é simplesmente linda!!!









Participe!Participe!


Links dos idealizadores da Coletiva: Lys e Meiroca



Posts Relacionados:
Campanha pela Valorização da Mulher (01)
Campanha pela Valorização da Mulher (02)
Campanha pela Valorização da Mulher (03)
Campanha pela Valorização da Mulher (04)
Campanha pela Valorização da Mulher (05)

1 Observações:

Meire disse...

Oi Tine, muito obrigada pela participaçao.
Vc fez um belo trabalho!

Um beijo

Meire