Campanha pela Valorização da Mulher (05)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Casamentos com brasileiros aumentaram 50% em Portugal
Jair Rattner de Lisboa para a BBC Brasil 17 de janeiro, 2008 - 15h56 GMT (13h56 Brasília)


O número de casamentos entre portugueses e imigrantes brasileiros que residem em Portugal aumentou 50% em 2006, segundo dados publicados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estatística, de Portugal.

De acordo com esses dados, dos 5.696 casamentos celebrados entre portugueses e estrangeiros naquele ano, 2.197 foram selados com brasileiros e brasileiras (contra 1986 registrados em 2005).

As estatísticas revelam ainda que são mais as brasileiras que se casam com portugueses do que as portuguesas com brasileiros. Em 2006, foram 2.315 casamentos de brasileiras e 602 de brasileiros.

“É sem dúvida um sinal de integração”, considera Gustavo Behr, presidente da Casa do Brasil de Lisboa, a mais antiga associação de imigrantes brasileiros do país. “Mas isso tem a ver também com o perfil do imigrante brasileiro, que é mais jovem, vem para Portugal logo depois de acabar os estudos, enquanto os da Europa Oriental têm mais idade e muitos já são casados.”

Behr considera que os casamentos para conseguir a legalização são uma minoria. “Isso deve ser algo absolutamente residual. Com o casamento consegue-se imediatamente a autorização de residência, mas a lei prevê que seja negada a renovação se o estrangeiro não mantiver o casamento. Um casamento desses não dura muito”.

Outro fenômeno curioso revelado pelas estatísticas é que, enquanto o número de casamentos com os brasileiros crescem, o total de casamentos no país diminuiu.




Maior comunidade

Os brasileiros constituem cerca de um quarto dos estrangeiros no país. Há quase 500 mil imigrantes em Portugal – país que tem 10,4 milhões de habitantes – e a estimativa com que a embaixada do Brasil trabalha é que sejam cerca de 120 mil brasileiros.

O número não é exato porque muitos não estão legalizados (apenas cerca de 80 mil têm a situação regularizada).

A segunda maior comunidade em Portugal é de Cabo Verde, com cerca de 70 mil pessoas, e em terceiro estão os ucranianos, com perto de 65 mil imigrantes.

Na lista dos parceiros preferidos dos portugueses que se casam com estrangeiros, os cabo-verdianos também aparecem em segundo lugar, atrás apenas dos brasileiros, com 249 casamentos.

Em seguida, vêm os angolanos, com 180, os ucranianos, com 171, os romenos, 131, os espanhóis, com 98, os ingleses, com 96, os russos, com 92 e os alemães e franceses, ambos com 63.





* * * * * * *






Então mulheres, solteiras como eu, ainda há uma solução!!! Se os brasileiros não valorizam os portugueses, que só têm fama de bobos de bobos não tem nada, estão preferindo as brasileiras!!! Será que tenho chances???

Bom, amanhã penso nisso!!! Hoje quero continuar na luta contra a violência contra a mulher, é óbvio que existe muitas coisas para escrever sobre nós, salários desiguais, dupla atividade, preconceitos e uma lista de coisas, mas eu preferi bater mais na tecla da violência, do abuso mesmo e espero, sinceramente, que vocês se sensibilizem e passem o recado a diante, conversem mais com seus familiares, ou seja, ajam!!!







Participe!Participe!




Links dos idealizadores da Coletiva: Lys e Meiroca

3 Observações:

kaka disse...

Olha Tine, eu não acho que são os portugueses tão espertos assim, acho que as mulheres brasileiras perceberam que os portugueses dão muito valor! Haha!

Eu sou italo-brasileira, tenho vontade de conhecer a Europa, mas acho que não fico muito tempo longe do meu país não! Hahaha!

Beijão!

gargirl disse...

Such a pretty lady and then to see words coming out of her nose. I am sure there is a message there. I will continue to follow this woman to see what her message is. I translated to English using Google translator, but all the words were not changed so It is hard to read or understand. I get a Brazilian tempo, so it may be you are Brazilian. Nice to have you invite me to your world.

gargirl in PA USA

thales disse...

fala ai Tine,

estou de blog novo vc poderia mudar o link de lista10.blogspot.com para lista10.org

add seu link la no lista10.org ;)

:)

bjs

Thales
http://lista10.org