Campanha pela Valorização da Mulher (01)

segunda-feira, 3 de março de 2008

20% das mulheres dizem ter sofrido abuso sexual antes dos 15
08 de março, 2007 - 12h16 GMT (09h16 Brasília)

Uma em cinco mulheres no mundo diz ter sofrido abuso sexual antes dos 15 anos de idade, alertou nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em pronunciamento pelo Dia Internacional da Mulher, a diretora da OMS, Margaret Chan, disse que a data deveria servir para "pôr fim à impunidade" contra as mulheres e meninas.

"Sabemos que a violência doméstica é a principal forma de violência contra a mulher, muito mais freqüente que as agressões por desconhecidos", ela declarou.

"A violência física e sexual por parte do parceiro tem conseqüências terríveis para a saúde da mulher."

A diretora da OMS afirmou que as más condições de trabalho reservadas ao sexo feminino, a pobreza e a discriminação trazem riscos para as mulheres.

A cada ano, mais de meio milhão de mulheres morre por complicações no parto – um número que está estagnado há 20 anos, afirmou Margaret Chan.

Além disso, no ano passado, as mulheres foram 74% das pessoas infectadas pelo vírus HIV na África subsaariana.

"A pobreza é responsável pela maior parte das mortes por causas evitáveis. Às vezes a situação se vê complicada por normas sociais que impedem a igualdade de oportunidades e a liberdade de manifestação", disse Chan.

"(As mulheres) são a coluna vertebral de todas as nossas sociedades: como líderes, como responsáveis pela família e como mães. Investir na mulher e em sua saúde é investir no progresso da humanidade."




* * * * * * *





Bom, sempre que posso trago artigos relacionados à mulher e sua saúde, afinal esse blog é administrado por uma mulher (eu!). Mas essa semana, dedicarei os artigos à valorização da mulher em homenagem ao seu dia (08/03). É incrível como o ser humano trata um assunto de cada vez e coloca datas para comentar sobre cada um!!! Um dia para pensar nos idosos, um dia para pensar nas crianças, nos pais, nas mães e um dia para pensar nas mulheres!!! Homem não tem dia porque se acham auto-suficientes!!! (hehehe vocês não acharam que eu ia dizer que todos os outros dias são dos homens!!!)

O fato é que aquecemos o assunto, debatemos e depois passamos para o próximo, que eu acho que é a Páscoa!!! A violência contra a mulher não começou ontem e nem vai terminar depois que você acabar de ler este post. O que eu desejo então??? Desejo que você não fique omisso ao assunto, não é só divulgar, tem que agir!!! Quem já não teve um amigo que disse que deu uma “surra” na esposa??? Quem nunca teve uma amiga vítima de violência doméstica??? Normalmente, a mulher tem medo de denunciar!!! Por isso, temos que ficar atentos e buscarmos ajudá-las no que for necessário de forma que o ato não se repita!!! Bom, não quero me estender, discutiremos sobre esse assunto no decorrer dessa semana.

Assistam esse o vídeo que encontrei no InovaVOX e que mostra muitas das mentiras utilizadas pelas mulheres para proteger seu agressor.









Participe!Participe!



Links dos idealizadores da Coletiva: Lys e Meiroca

4 Observações:

Anônimo disse...

belíssimo post, Tine!
isso sim é uma "campanha" que merece apoio.
=)
beijo e tenha uma ótima semana!

Emily
www.semquerersaiu.com.br

Fábio Fontana disse...

Oi como vai? Já vou add seu link lá no blogzanzando. Parabéns pelo blog e principalmente por essa postagem, e mudando de assunto eu cheguei a fazer 1 ano de estatística na UFSCAR, mas acabei mudando de curso. Um abraço e conte sempre com a minha visita!

Karyne disse...

Muito legal essa campanha e muito bom este post, Tine!!!

Tomara que um dia paremos de lutar por direitos iguais e passemos a lutar simplesmente pelos nossos direitos!! :D

bjoks da Ká!

[>Dallai<] disse...

O que observo é que há uma parcela altamente machista dos homens que jamais aceitará o fato de que as mulheres buscaram (e conquistaram) seu espaço, deixando as amélias do passado em extinção...