2008 o Ano do Planeta - Dia Mundial da Água

sábado, 22 de março de 2008

Participe!






“Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro". Desconheço o autor da frase, mas adorei achar essa arte na minha agenda! [Arte de Caco – AgendArte 2008]

* * * * * * *
Mapa mostra Brasil 'cercado' por água 80 milhões de anos atrás
07 de março, 2008 - 19h21 GMT (16h21 Brasília)

O mapa mostra maior volume de água. As porções azuis escuras indicam os locais que eram cobertos pelas águas no período Cretáceo.


Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, desenvolveram um mapa que reproduz como eram as bacias oceânicas do mundo há 80 milhões de anos. No desenho, o Brasil aparece praticamente "cercado" por água.

Em um estudo publicado na edição desta sexta-feira da revista científica Science, os pesquisadores afirmam que o nível do mar era 170 metros mais alto do que o atual.

Para reproduzir as bacias oceânicas do período Cretáceo, os cientistas utilizaram dados geofísicos sobre as mudanças ocorridas com a produção da crosta oceânica, a acumulação de sedimentos e as fronteiras da placa tectônica.

O mapa apresenta uma combinação das mudanças do volume das bacias oceânicas ao longo de milhões de anos e do volume de água que seria produzido caso as camadas atuais de gelo do planeta fossem derretidas.


Clima quente

De acordo com os pesquisadores, o volume de água das bacias oceânicas do Cretáceo era maior do que o registrado atualmente devido ao clima quente na época, que derreteu todas as camadas de gelo da Terra.

O cientista Dietmar Müller, que liderou a pesquisa, diz que o estudo pode ajudar os pesquisadores a "entender melhor como a Terra poderá mudar no futuro".

O estudo prevê ainda que o nível do mar será reduzido em 120 metros nos próximos 80 milhões de anos.

Segundo os cientistas, o aumento do nível do mar, atribuído ao aquecimento global e ao derretimento das camadas de gelo observado atualmente, é apenas uma "breve interrupção na tendência geológica".


Mapa mostra impacto de ação humana sobre oceanos
15 de fevereiro, 2008 - 12h34 GMT (10h34 Brasília)



Brasil

Segundo os cientistas, a influência dos humanos varia de forma significativa de acordo com cada ecossistema. Nas áreas mais afetadas, por exemplo, há grande concentração de recifes de coral, algas marinhas, mangues e montanhas marinhas.

Já os ecossistemas menos afetados são áreas de oceanos abertos e onde o fundo do mar é mais liso.

O mapa revela que em grande porção da costa brasileira, o impacto dos humanos é “médio alto”, o que indicaria uma influência de 4,95 até 8,47%.

No entanto, enquanto algumas áreas na costa sul do Brasil o impacto aparece mais ameno, uma grande faixa da costa sudeste do país revela um impacto alto, maior que 15,52%.



* * * * * * *

O fato é que vamos fazer jus ao nome Planeta Terra!!! A Água vai acabar e muitas pessoas não vão nem saber o que é saneamento básico!!! Hoje estou participando que de uma campanha que envolve Saneamento, Higiene e Dia Mundial da Água, promovida pelos Amigos da Blogosfera. (beijos para Carlos e Luma) Aproveito para divulgar que existe um calendário verde e que pretendemos seguir, se você deseja participar dessa luta também, não deixe de visitar: Amigos da Blogosfera.



Bom, todo mundo já está cansado de saber que a água está acabando, os mapas e informações do artigo mostram isso!!! Vou reforçar, então, com umas dicas para economizar a água!!! Por favor, ensinem as crianças para que elas sejam adultos diferentes de você, de mim ou do vizinho que usa a mangueira para lavar o carro e da esposa dele que usa a mesma mangueira para tirar a sujeira da calçada [como essa cena me irrita]. Gostaria de adiantar que sem água não temos energia elétrica e/ou outras formas de energia serão para poucos, então comecem já o estoque de velas, aproveitem e rezem um pouquinho também para ver se o mundo sofre uma “auto cura” enquanto as pessoas não fazem nada!!!




Vamos as dicas:

* Lavando as mãos, escovando os dentes e fazendo a barba. Não deixar correr inutilmente a água usando-a só quando seja necessária.
* Uso do vaso sanitário. Dar a descarga somente quando for indispensável.
* O banho e a lavagem do cabelo. Fechar a torneira quando estiver se ensaboando.
* Limpeza dos utensílios da cozinha. Ensaboar tudo primeiro e logo enxaguar. Não deixar correr a água sem necessidade.
* Lavagem da roupa. Usar a máquina de lavar com capacidade máxima de cada vez, o que economiza água e energia. Quando a roupa for lavada à mão, molhar, esfregar ligeiramente e logo enxaguar. Não deixar correr desnecessariamente a água.
* Preparação de alimentos. Usar somente a água necessária. Não desperdiçar os molhos.
* Limpeza da casa. Usar um balde de água para medir e controlar a quantidade de água para a lavagem do piso ou outros lugares. Não utilizar mangueiras porque se gasta a água desnecessariamente.
* Rega do jardim. Buscar não usar água potável, mas reusar a água que se tenha usado para outros fins. É melhor regar ao entardecer e usar somente a água necessária, assim a terra absorverá a água e não haverá muita evaporação. Redesenhar os jardins com plantas que requeiram pouca água.
* Lavagem de automóveis. Eliminar o costume de empregar mangueiras, preferindo usar um pano úmido e uma quantidade controlada de água em um balde. Estas medidas simples podem economizar muitos litros de água e também boa quantidade de dinheiro.



Ah... e esqueci de te lembrar uma coisa importante!!! 70% do seu corpo é feito de água!!! É... aumente o número de velas e orações!!!



No Alô Escola, você encontra um texto lindíssimo e super explicativo sobre a água, Água na Boca, se você tem filhos vale a pena passar essa leitura!!!




Bom todo mundo sabe que falo de Curitiba/PR que faz parte da região sul do Brasil, a qual todos acham que não enfrentam problemas e, até onde, a própria população acha tudo maravilhoso!!! Mas vejam o vídeo!!! Vocês vão quer que aqui não é diferente do restante do país!!!








5 Observações:

Osc@r Luiz disse...

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!
Aplaudo de pé!
Se o mundo tivesse mais uma meia dúzia de "Tines", estaria muuuuuito melhor!
Parabéns e uma feliz Páscoa!
Um beijo!

Carlos Fran disse...

Concordo com o Oscar...rsrsr
Bastava meia duzia de "Tines" :P
beijo... Feliz Páscoa!

Templates para Você disse...

Olá Tine,
Não me esqueci do seu meme! Só estou um pouco apertada em questão de tempo!
Estou passando para desejar-lhe uma Feliz Páscoa, ainda que já seja à noite, mas a representação da páscoa de renovação se aplica a muitos dias de nossa vida. Então renove-se sempre e sempre para melhor!
Grande beijo no seu coração!

luma disse...

Tem muita criança crescendo consciente e dando puxões de orelhas nos adultos. Só espero que essas crianças não virem o barco!!

Precisamos conversar!!

Boa semana! Beijus

Criativo de Galochas disse...

Tine,

Parabéns pelo blog. Muito bom o post sobre a água.

Quer trocar links e banners?

Abs

Marcus, Criativo de Galochas

http://criativodegalochas.blogspot.com
http://picapaubrazil.blogspot.com
http://speedracergobrazil.blogspot.com