2008 o Ano do Planeta!!! Aliás... 2008 Ano Internacional do Planeta Terra!!!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Amazônia pode 'morrer' em 50 anos, diz estudo
05 de fevereiro, 2008 - 14h35 GMT (12h35 Brasília)

A floresta amazônica poderia “morrer” em 50 anos por causa de mudanças climáticas provocadas pelo homem, sugere um estudo internacional publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.

Segundo o estudo, muitos dos sistemas climáticos do mundo poderão passar por uma série de mudanças repentinas neste século, por causa de ações provocadas pela atividade humana.

Os pesquisadores argumentam que a sociedade não se deve deixar enganar por uma falsa sensação de segurança dada pela idéia de que as mudanças climáticas serão um processo lento e gradual.

“Nossas conclusões sugerem que uma variedade de elementos prestes a ‘virar’ poderiam chegar ao seu ponto crítico ainda neste século, por causa das mudanças climáticas induzidas pelo homem”, disse o professor Tim Lenton, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, que liderou o estudo de mais de 50 cientistas.

Segundo os cientistas, alterações mínimas de temperatura já seriam suficientes para levar a mudanças dramáticas e até causar o colapso repentino de um sistema ecológico.

O estudo diz que os sistemas mais ameaçados seriam a camada de gelo do mar Ártico e da Groelândia, em um ranking preparado pelos cientistas, que inclui os nove sistemas mais ameaçados pelo aquecimento global.

A floresta amazônica ocupa a oitava e penúltima colocação no ranking.

Chuva

Segundo o estudo, boa parte da chuva que cai sobre a bacia amazônica é reciclada e, portanto, simulações de desmatamento na região sugerem uma diminuição de 20% a 30% das chuvas, o aumento da estação seca e também o aumento das temperaturas durante o verão.

Combinados, esses elementos tornariam mais difícil o restabelecimento da floresta.

A morte gradual das árvores da floresta amazônica já foi prevista caso as temperaturas subam entre 3ºC e 4ºC, por conta das secas que este aumento causaria.

A frequência de queimadas e a fragmentação da floresta, causada por atividade humana, também poderiam contribuir para este desequilíbrio.

Segundo o estudo, só as mudanças na exploração da terra já poderiam, potencialmente, levar a floresta amazônica a um ponto crítico.

A maioria dos cientistas que estudam mudanças climáticas acredita que o aquecimento global provocado pelas atividades humanas já começou a afetar alguns aspectos de nosso clima.

* * * * * * *


Não é de hoje que eu falo, por aqui, que 2008 é o Ano do Planeta!!! Mas, infelizmente, eu estou vendo pouca gente falar sobre isso!!! É fácil pensar não é problema meu!!! Não tenho filhos, não vou viver mais 50 anos!!! Tá... eu sobrevivo sem fazer nada, aliás sobrevivo ajudando a destruir mais, simplesmente, porque não vou usar!!! E os meus sobrinhos??? E os filhos dos meus sobrinhos??? Vocês conseguiriam ser tão egoístas, ao ponto, de privar as pessoas que vocês amam de terem um planeta parecido com o que nós tivemos???

Infelizmente, eu não consigo ser assim!!!

O vídeo, abaixo, mostra parte da cerimônia de inauguração do Ano Internacional do Planeta Terra que ocorreu em Morelia Michoacán, México, em 12/02/2008 (já faz 1 mês!). Parece piada... somos "donos" da Amazônia, mas o Comitê Oficial do Ano Internacional do Planeta fica no México!!! Parece que o Brasil está esperando os EUA virem tomar posse...




Os próximos dois vídeos que selecionei, gostaria que guardassem, pois se ninguém fizer nada, ou melhor, se continuarmos sentados aguardando pelo "milagre da auto-cura do planeta", os vídeos/fotos serão as únicas imagens que teremos para provar que algumas belezas existiram!!!!

Assista com atenção e não chore se já perceber que muita coisa (imagem) apresentada já não existe!!! Espero que reflitam e comecem a agir!!!








8 Observações:

Thiago R. S. Rosa disse...

Apoiado!

vitinho disse...

Olá Tine. Sem dúvida que devíamos todos pensar e divulgar mais, sobre este assunto.
Que infelizmente é uma realidade.
Gostei do post.
Um abraço.

Marilia Pupo disse...

No Brasil ultimamente so tenho visto andar pra frente a comprar de carros e o indice de casamentos rompidos.

Em um pais como o nosso onde temos um potencial fisico gigantesco capazes de nos tornar a nova potencia em energias acabamos perdendo o caminho por coisas pequenas e sem sentido.

É uma pena e quanto a nos só conseguimos continuar gritando pra todos os lados sobre as mesmas coisas.

[>Dallai<] disse...

Eu fico pensando até onde vai a ganância e a estupidez humana. Desmatar por grilagem, pra aumentar fronteira agrícola e, pra mim o pior e mais fútil dos crimes contra a amazônia praticado, o comércio de madeira de lei. Isso só serve pra massagear o ego de um bobo que se orgulha de ter uma mesa de mogno, ou um guarda-roupas de jacarandá, ou qualquer outra coisa estúpida feira com árvores centenárias que jamais voltarão a ter a mejestade de outrora. Respeito pontos de vista mas não sou obrigado a concordar com a futilidade alheia...
Muito bom o post!

gabimazzei disse...

Gente, que orgulho dessa mulher.
Tine, você manda bem demais! Parabéns, garota!

Patty εїз mäñh0§ä Ψ ð¡äß0£¡¢ä disse...

oooiE, obrigado por ser minha fa no blogblogs... ainda nao entendi como funciona, mas vou aprender rs** BjaoZao

Zeca disse...

É verdade.
Mas a maioria das pessoas não estão nem ai, para a amazônia, para a água. Essa galera quer dinheiro, querendo ou não o dinheiro só não compra saúde, e felicidade eterna.
Acho que nas próximas décadas, o planeta vai virar um verdadeira video game de tanta loucura, vai ter guerras pela água, comida. Nossa é melhor parar por aqui.

Você virou meu fã do blogblogs, como sou iniciante nisso até estranhei pois quase ninguém é meu fã. Seu blog parece ser bem legal.

www.zecanet.blogspot.com

Kaype disse...

É triste mais é real, o ser humano não ajuda a preservar o planeta e está destruindo o.
São poucos os blogs que comentam sobre esse assunto.