Campanha Contra o Plágio na Blogosfera!!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Hoje, estou inscrevendo o Este ou Aquele? na campanha contra o plágio na blogosfera.

Bom como todos sabem e vêem meu blog é alimentado por notícias/pesquisas divulgadas pela mídia, a qual muitas vezes não aceita a reprodução. É algo que tenho que lidar todos os dias!!!

Por exemplo, se leio uma notícia no
Terra USA (em espanhol) não encontro nenhuma menção de que não posso utilizar a matéria.

Terra USA (em espanhol)


Agora quando vou no site do
Terra Brasil o que mais tenho são advertências para não usar nada e o que acontece então??? Por mais informativa e interessante que seja a pesquisa vou procurá-la em outro meio de comunicação que não me processe por divulgar o que ela divulgou!!! Normalmente, fico sempre com a BBC Brasil, “mãe” da maioria das informações que me interessam e que desejo repassar aos meus leitores!!!

Terra Brasil




Em poucos blogs vejo também alguma instrução sobre a utilização do material, uma falha inclusive minha, que ainda não coloquei essa observação em nenhum dos meus blogs!!! Alguns exemplos:

Nadaver



Juliana Sardinha



Carlos Lima




Mas porque estou escrevendo tudo isso aqui????
1. Porque somos humanos e humanos tem sentimentos, principalmente, quando criam alguma coisa!!!
2. este é um blog que divulga estatísticas (resultados de pesquisas) e nada mais justo do que divulgar algumas vítimas desse problema e seus dramas solitários (na grande maioria).

Abaixo algumas vítimas que tenho conhecimento e seus relatos.

Mr. Manson
Cocadaboa
11/10/02 -
Só para lembrar: sacanear plagiadores
11/10/02 -
Lembra do site de plagiadores
12/10/02 - Nossos amiguinhos plagiadores finalmente resolveram
05/04/06 -
A maldição do Ctrl+c / Ctrl+V
26/10/06 -
Um dos mandamentos ñ era "Não roubarás piadas do próximo"?
08/11/06 -
O crime do "ctrl+c / ctrl+v" não compensa. O cheque compensa.
--> Esse último, ao meu ver, é um dos melhores, pois Mr. Mason publica a punição de um site por plagiar outro, vale a pena ler!!!


Sandra PontesSandra Pontes
PLÁGIO. Uma Questão De Ética.
Participe você também!
26/04/07
--> Sandra começou uma campanha, mas não sei os motivos que levaram ela não funcionar.




Blosque - Blosque
Plágio e Direitos Autorais na Internet - Prevenção e Combate - Guia Completa
16/05/07


MarmotaMarmota
Desvendando o Internauta-padrão, parte 2: o plagiador
17/06/07


Juliana Sardinha
Dicas Blogger
21/12/07 -
Sobre o Plágio


Rodrigo -
Inexistent Man
16/09/07 -
Clone do Blog do Inexistent Man
18/02/08 -
Outra do Portal GM
--> Rodrigo montou uma campanha, mas retirou em menos de 24h no ar por acausação de plágio. Após o ocorrido aderiu a campanha que o acusou.



Carlos Lima
Leia-me
05/01/08 -
Dicas - STAGE 6, anos luz à frente do YouTube
22/02/08 -
blog - ALERTA denúncia
--> No primeiro item, Carlos teve seu texto e sua pesquisa utilizados por um site de comunicação famoso que se só retirou o que havia publicado depois de muita reclamação. No segundo, ele acusa um blog por plagiar sua campanha.





Ivo Neuman - Treta
02/10/07 -
Usura Não!
--> Treta criou uma campanha contra a avareza de links, a qual aproveito para divulgar aqui!!!


Algumas coisa interessantes que li enquanto pesquisava no blog das vítimas:

Continuo a minha solitária cruzada pela ética na criação de piadas, preservação dos devidos créditos e repúdio aos plagiadores. (Mr. Manson – 26/10/06)





Mas o autor do referido blog já retirou-o do ar e pediu desculpas. Sendo assim apaguei o post intitulado PLÁGIO DO DICAS BLOGGER. Eis o comentário dele e minha resposta à esquerda. Achei muito bacana ele ter vindo aqui se manifestar. Parabéns por sua iniciativa, Sr. Crtl+C.( Juliana Sardinha - 21/12/07)





O cara simplesmente copiou o meu template inteiro, só trocou o logotipo e mais algumas coisas. Até o código do contador é o mesmo, as visitas dele estão sendo contadas para mim! (Rodrigo – 16/09/07)




Fui ingênuo ao pensar que deixando de revelar o nome do blog que originou este post, as coisas se resolveriam sem grande alarde. Isso aqui causou bastante desgaste, mas enfim, melhor ver este link que por si explica melhor do que qualquer novo comentário meu. (Carlos Lima – 24/02/08)





O curioso é que sobre o cartaz do filme "Brade, O caçador de vampiros", apenas três amigos perceberam que foi usada uma imagem com direito autoral e portanto, sugestivamente plágio. Logo apliquei os créditos à fonte da imagem e aos direitos de imagem. Isto indica que o plágio existe também porque no fundo há uma cultura de não prestarmos atenção em alguns detalhes. Aos amigos que alertaram sobre a escolha indevida do selo, o meu agradecimento. (Carlos Lima – 24/02/08)





A probabilidade de rolarem piadas coincidentes é enorme, e a culpa não é de ninguém. Piada não tem DNA. (Ivo Neuman – 02/10/07)





Na grande caixa de reverberação de conteúdo que se tornou a blogosfera de resultados dos dias atuais, é comum vermos assuntos do momento (os famosos hypes) ou mesmo postagens inteiras se replicarem como clones nos mais variados blogs. A gente aqui do TRETA mesmo tá cansado de fazer isso. Se a idéia é boa o suficiente pra não morrer em um único site, torna-se conveniente e necessário dar repercussão ao tema publicando uma nota curta ou até desenvolvendo o assunto com conteúdo derivado. A blogosfera se alimenta dessa política de escambo editorial. (Ivo Neuman – 02/10/07)



Quem linka em abundância favorece aos leitores, aos linkados e a si próprio, ajudando a construir uma teia efetivamente bem amarrada de editoriais e fortalecendo a blogosfera como um todo. (Ivo Neuman – 02/10/07)




Bom, como podem ver, as reclamações e sugestões para modificar as atitudes dos blogueiros são muitas, mas em todos os casos, essas lutas acabam ficando solitárias ou perdem a força com o tempo.



Hoje temos um campanha forte ocorrendo na Blogosfera e é isso que eu quero divulgar!!!
Mas divulgar não só no sentido de colocar um banner aqui e pronto!!! Divulgar no sentido de agir e não deixar morrer!!! Porque, apesar de estarmos no mundo virtual, somos de carne e osso, humanos, sujeitos a erros e desmotivações!!! Não podemos deixar que erros do passado nos vençam, assim como não podemos deixar que nosso coração endureça a ponto de não perdoarmos os que erram e se redimem. Fiquei feliz em ver o Portal GM na campanha e toda a motivação do Danilo em mudar suas atitudes como blogueiro.



Vamos promover uma Blogosfera justa e amigável!!!
Eu, Eu Mesma e Tine * Este ou Aquele? * Não é Spam!!!
APOIAMOS ESTA IDÉIA E SE VOCÊ É BLOGUEIRO DEVE APOIAR TAMBÉM!!!


Update: leiam este post

12 Observações:

Carlos Lima disse...

Olá Tine,
Sem dúvida, essa está entre as três melhores publicidades já editadas em prol de nossa campanha e com certeza, ao ser lida por um estagiário do drácula, ele certamente vai trancar a matrícula e entrar para o nosso grupo.
Não vou dizer que você surpreendeu com esta bela postagem, porque você já ganhou destaque em face de postagem em outro blog, mas creio que você tenha se superado e por isso, aceite meus parabéns.
Se todos os blogueiros participantes fizessem algo nessa linha, a campanha estaria mais conhecida, e isso não quer dizer que eles não fizeram, mas me refiro ao percentual de 40% do grupo que simplesmente declarou apoio e até agora não fez qualquer referência ao movimento em seus blogs. Mesmo assim, estarão presente na listagem.
Um abraço amigo,
Carlos Lima, Leia-me.

Inexistent Man disse...

Oi Tine. Campanha contra o plágio não é de hoje que existe, não? O Cocada Boa que o diga... Belo post, está de parabéns!

Pedro Cardoso disse...

Vixe... Quase toda semana tenho pelo menos 1 post plagiado. E isso vai aumentando conforme o blog vai ficando conhecido. Realmente uma praga esses sanguessugas.

Bjs Tine

Guilherme Lautenschläger disse...

Bom... Sou novato por aqui, na realidade não costumo comentar muito mesmo... Mas um post tão bem feito e elaborado merece com toda certeza uma menção honrosa nos comentários.

Esse assunto já está ficando chato na blogosfera, eu particularmente já tinha desistido de correr atrás, quer copiar? Copie então. Porém vejo que estão todos muito mobilizados em prol da campanha, e o seu post me fez refletir que realmente não podemos deixar de lado, porque se deixarmos isso crescer não conseguiremos mais segurar depois.

Abraços e como já citado... Parabéns pelo post.

Vivi disse...

Olá, Tine
Certamente a sua pesquisa para gerar um post sobre a temática é elucidativa e educativa. Atuo como blogueira há pouquíssimo tempo, mas, desde então, procuro conferir créditos aos blogs que cito de maneira direta ou indireta. As imagens procurarei editá-las dando o crédito devido. Realmente são erros que não cometi de má fé e sei que existem muitos blogs por aí que não o fazem intencionamente. Você tocou em um ponto crucial do problema. Continuo solidária à causa.
Abraços
Vivi

Danilo disse...

Obrigado pelos links e por reconhecer que estou corrigido meus erros. =D

Sucesso!

[>Dallai<] disse...

Plágio nada mais é do que falta de criatividade ou inveja... Opinião própria é algo indispensável nos seres humanos...

tina oiticica harris disse...

Já vai agora para a minha rede de del.icio.us. Valeu, Tine. Hoje mesmo, vi uma tradução para o francês do Yahoo de um post meu sem o cabeçalho do Universo Anárquico. Pior é que eu mesma o traduziria melhor.

Ricardo Rayol disse...

Oi Tine

Eu não me preocupo muito em pegar uma noticia da midia oficial e publicar com minhas observações. O que acho o fim da picada é você criar um texto e alguém simplesmente copiar colar e não dar créditos.

Vim aqui pelo twitter.

in lacoste ;* disse...

Parabéns pelo blog! Está ótimo, adorei os assuntos :)
Passe no meu .. aguardo a visita! beijos =*

Anônimo disse...

Conheça quem é Carlos Lima
O dono da Campanha contra o Plágio!!!
http://www.ofimdavarzea.com/campanha-pela-revogacao-da-lei-da-gravidade/#comment-8352

Você vai descobrir quem plagia quem!!!

Sandra disse...

Oi. Segui os links da minha página sobre Plágio e resolvi colocar um texto único em todos (só espero não me auto-processar pelo copiar/colar... )

Quando o texto original da campanha foi escrito eu já tinha descoberto meu terceiro texto copiado e com o nome de outro autor, ou seja, não foi "campanha", foi declaração de guerra aos "ladrões de galinha". Com um amigo fazendo o banner (não banner copiado, mas um especialmente feito para a campanha) e outro revendo o texto, a campanha contra o plágio foi lançada: http://sandrapontes.com/?page_id=816 .

Fiz o texto como forma de expressar minha revolta pelo desrespeito e – com o perdão da palavra – absoluta falta de caráter de algumas pessoas que dizem ter blog, site e lhes faltam o mínimo para mantê-lo: capacidade para escrever. Não que eu seja lá essas coisas, mas em “terra de cego”...

Jamais quis promoção ou ver meu rank subir, de forma alguma. Se assim fosse, bastaria eu escrever qualquer coisa para atrair pára-quedistas ao site. Tanto que, mesmo escrevendo em uma revista online, meu site é pouco visitado.

Quando o Carlos Lima esteve no site e comentou exatamente no post, convidando-me a participar declinei, silenciosamente, pois a minha página é aberta para quem quiser e não havia mais nada, de minha parte, para falar sobre o assunto.
Minhas crônicas, contos e poemas são registrados, periodicamente, na Biblioteca Nacional. Tanto que tenho estampado, também em página aberta à visitação, uma foto de um dos registros http://sandrapontes.com/?page_id=1050 . Hoje, meus poemas, contos e crônicas, apesar de registrados na BN, são protegidos com senha. E estou com advogado para processar um grande servidor que se recusa a tirar meu texto. Além disso mantenho outra página onde informo onde meus textos estão plagiados e, mesmo pedindo a retirada, o copiador não o fez. http://sandrapontes.com/?page_id=892

Agora, sinceramente, minha opinião sobre blogagem coletiva, que também já foi exposta por mim (para quem não sabe, estou na Net há quase 3 anos): nada se resolve, nada muda, nada melhora. Já trabalho há algum tempo, também, contra pedofilia e pouco conseguimos nesse tempo todo, quer seja prisão de alguém ou adesões significativas (apoio de jornais, TV, polícia, etc.). Postagens coletivas provocam “marola” na blogosfera e só.

Lamento pela repercussão negativa que este caso teve, com brigas, desentendimentos e, pelo pouco que consegui ler, uma guerra sem um real motivo. A não ser que “quem botou o ovo primeiro” seja, necessariamente, fundamental para o assunto.

Concordo que ver um texto seu, com nome de outro, dá uma vontade imensa de estrangular o incapaz de criar, mas não vejo necessidade de tantas farpas. E essa campanha, daqui uma semana, por experiência própria, cairá no esquecimento. O que ajudou muito em meus casos de plágio foram poucos amigos, “flodando” o blog. Muitas vezes era uma luta solitária minha, pois até eles cansaram de me acompanhar.

Bom, o comentário quase virou post. Agradeço o link e o espaço para o comentário.