[Artigos Publicados] Regressão Linear Simples

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Hoje inicio uma nova categoria aqui no Este ou Aquele? A da recomendação de artigos que utilizam estatística em suas análises, ficarão guardados em nosso Universo Estatístico.

E como vai funcionar???
Bom, agora no inicio, usarei o
SciELO (que auto se explicará ali abaixo) para buscar e escolher o artigo que será divulgado.

Por que estou fazendo isso???
Porque é importante que o pesquisador e, principalmente, o estatístico se habitue a ler artigos que envolvam a área, pois só dessa forma poderão compreender e aperfeiçoar as técnicas estudadas durante o curso realizado.

Qual o método utilizado para escolha???
Aleatório!!! Através de sorteio de tema!!! Você vê na figura, abaixo, o “apetrecho” utilizado. Mas antes de falar o tema que foi sorteado, gostaria que soubessem um pouco sobre o
SciELO.





SciELO

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca.





Bom agora vamos lá!!!

O tema sorteado foi: REGRESSÃO LINEAR SIMPLES

Artigo Selecionado
Elaboração e validação de escala diagramática para a cercosporiose do pimentão
Autores
Sami Jorge Michereff, Marissônia de Araújo Noronha, Domingos Eduardo Guimarães Tavares de Andrade, Elaine Passos de Oliveira, Maria Santina Xavier Filha, Priscilla Anunciada Alves Moreira

Resumo Artigo
A cercosporiose do pimentão, causada pelo fungo Cercospora capsici, é uma importante doença que ocorre em condições tropicais. Devido à inexistência de métodos padronizados para quantificação desta doença em campo, uma escala diagramática com os níveis de 1,5; 3,5; 8,0; 16,5; 31,0 e 50% de área foliar lesionada foi elaborada e testada para a acurácia, a precisão e a reprodutibilidade das estimativas de severidade da cercosporiose do pimentão, sem e com a sua utilização. Na validação da escala diagramática, 50 folhas com diferentes níveis de severidade da doença, mensurados previamente com o programa AutoCAD, foram avaliadas por 13 avaliadores, sem e com a utilização da escala diagramática. Foram realizadas duas avaliações com utilização da escala, com intervalo de sete dias, onde seqüências diferentes das mesmas folhas foram estimadas visualmente pelos mesmos avaliadores. A acurácia e a precisão de cada avaliador foi determinada por regressão linear simples, entre a severidade real e a estimada. Sem a escala, oito avaliadores superestimaram significativamente a severidade da doença. Com a escala, os avaliadores obtiveram melhores níveis de acurácia e precisão, embora quatro tendessem a superestimar a severidade, com os erros absolutos concentrando-se abaixo de 10%. Os avaliadores apresentaram boa repetibilidade e elevada reprodutibilidade das estimativas com a utilização da escala, o mesmo não sendo verificado sem a utilização desta. A escala diagramática proposta mostrou-se adequada para avaliação da severidade da cercosporiose do pimentão.
Palavras-chave adicionais: Capsicum annuun, Cercospora capsici, doença foliar, patometria.



*** Dicas da Tine para tirar proveito desse artigo ***

1. Tenha sempre por perto um dicionário, trata-se de um texto técnico, e palavras como: cercosporiose (ou mancha-de-olho-pardo - enfermidade que ataca as folhas) e acurácia (medida que se aproxima de seu valor verdadeiro) podem bloquear sua leitura e assimilação do texto se as mesmas não forem compreendidas no contexto;

2. Você encontrará resultados de estimativa de intecepto, coeficiente angular da reta, coeficiente de equações de regressão linear simples, gráfico com a distribuição dos resíduos, uso da escala diagramática e estimativas do coeficiente de equações de regressão linear simples, por isso é bom ter conhecimento prévio ou buscar esse conhecimento para o melhor entendimento;

3. É um estudo válido, por isso foi publicado, e que apesar de falar do pimentão, pode sem aplicado em cafeeiros, milharais... plantações que normalmente sofrem com a cercosporiose.


Bom é isso!!! Boa Leitura!!!

4 Observações:

Juliana Sardinha disse...

Oi Tine! Seu blog é uma graça! Muito bem organizado..eu adoro este template, foi uma encomenda minha pra Ariane.(rs)VC é amiga do Carlão né? Vou adicionar seu blog no meu blogroll.Bjs

Mayara disse...

OiE!!!
Obrigada pelo seu comentário no meu vibe..Agora sim eu atualizei meu blog e permiti comentário...Seu blog como sempre tá d+++. Parabéns!!!Bjos

Sérgio disse...

Tine,
gostei da iniciativa.
Mas como você bem sabe tenho essa mania de perfeição, então aqui vai.
- Seu tema sorteado foi Regressão linear simples, entretanto o assunto principal do artigo foi a utilização de escalas para aumentar a precisão na avaliação da doença. A regressão foi aplicada comparação dos resultados.
- Para complementar seu texto e facilitar a compreensão de quem não é estatístico, sugiro que você dê um exemplo de regressão prática e use o nosso site para ajudar a montar essa regressão.
http://educacao.latam.com.br/
Pode ser uma coisa simples como relação entre consumo de combustível e velocidade, que nem sempre é linear, e daria margem para discussões mais amplas.

Grande beijo,
Sérgio.
http://www.latam.com.br/
PS.: adorei o método aleatório de sorteio.

Tine Araujo disse...

Sérgio,

Obrigada pelo seu comentário, você como sempre atencioso!!! É isso que gosto :) Como meu amigo de faculdade sabe das minhas dificuldades e bloqueios hehehe Eu agradeço muitíssimo por um comentário vindo de um estatístico com a sua qualidade!!!

Realmente espero que outros venham até aqui e nos auxiliem!!! Amei e espero você no próximo artigo viu!!!

Assim que eu tiver um tempo vou ver se desenvolvendo um exemplo passo-a-passo utilizando essa ferramenta que tem gratuitamente em seu site (bem lembrado!!!)

Grande beijo (no rosto, para a Rosana não ficar com ciúmes) e reforço seus comentários são fundamentais por aqui!!!