Acupuntura... eu acredito!!!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Acupuntura 'aumenta eficácia de tratamentos de fertilização'
08 de fevereiro, 2008 - 09h28 GMT (07h28 Brasília)


Um estudo conduzido por pesquisadores americanos e holandeses sugere que a acupuntura pode aumentar em até 65% as chances de sucesso dos tratamentos de fertilização in vitro (FIV).

Os especialistas, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e da VU University, na Holanda, basearam-se em sete outros estudos que analisaram 1.366 mulheres desde 2002.

Durante o tempo em que os levantamentos foram realizados, todas elas estavam tentando engravidar por meio de fertilização in vitro - método pelo qual o óvulo é fertilizado em laboratório e em seguida implantado no útero.

Algumas delas estavam sendo submetidas à acupuntura, outras estavam sendo tratadas com o “sham” - uma espécie de acupuntura falsa, em que as agulhas são aplicadas em lugares que não surtem efeito - e outras mulheres não foram tratadas com nenhum método.

Ao analisar o índice de gravidez resultante da fertilização, os pesquisadores observaram que as mulheres que foram tratadas com a técnica chinesa tiveram mais 65% de chances de engravidar.

O método havia sido aplicado até um dia após o embrião ser implantado no útero.

Os especialistas afirmam que ainda não está claro como a acupuntura age, mas eles acreditam que o estresse gerado pelo tratamento para engravidar "pode ser amenizado pelo relaxamento proporcionado pela acupuntura".

Eric Manheimer, pesquisador da Universidade de Maryland, disse que os resultados da pesquisa ainda são preliminares e que outros estudos ainda devem ser realizados para provar a eficácia do método chinês.

* * * * * * *

Bom, o que tenho a dizer sobre esse artigo é que eles foram cuidadosos com alguns aspectos o primeiro é dizer que o estudo é preliminar e que ainda não dá para comprovar eficácia. Outro é o aspecto psicológico que utilizou à acupuntura, “sham” e nenhuma agulha. O “sham” aqui funciona como placebo!!! Achei bem interessante!!!

Gostaria de compartilhar algo dessa prática chinesa!!! Desde que ganhei meu primeiro computador em 1994, sempre fui muito ligada ao equipamento, realmente, passo horas por aqui e, é claro, às vezes dói os braços, a coluna, o corpo inteiro... é, eu abuso!!! Mas em 1999 eu tive um problema, meu braço direito não parava de doer, não conseguia ficar nem 5 minutos no computador sem chorar de dor, sem falar que havia perdido a força, era difícil segurar um copo...triste notícia disse o médico... é LER (lesão de esforço por repetição)... fiquei arrasada, todos diziam não tinha cura... pois bem, achei um chinês (mestre de kung-fu de um namorado) e ele me curou!!! Como??? Com acupuntura!!!

Eu sei que continuo abusando no período de tempo destinado na frente dessa máquina que me fascina, mas nunca mais senti dor como aquela, bem como nunca mais fiquei sem força. Deus queira que nunca mais eu passe por isso... aliás não desejo isso a ninguém!!!


2 Observações:

ulires disse...

opa!!

tá respondido! hehehe

aqui, só uma pergunta, esse selo num post sobre acupuntura, é algum tipo de mensagem subliminar?!

responda o meme ou te torturo com agulhas!!!!!

Jáááárdel disse...

Esse selo me lembra algum lugar na net.... hehehe