O seu médico utiliza Wii antes da cirurgia???

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Videogame antes de cirurgia ajuda médicos, diz estudo
17 de janeiro, 2008 - 17h26 GMT (15h26 Brasília)

Um estudo de uma equipe do hospital Banner Good Samaritan Medical Centre, em Phoenix, Arizona, afirma que brincar com o videogame Wii, da Nintendo, antes de cirurgias, pode melhorar o desempenho dos cirurgiões nas operações.

O Wii, que chegou às lojas no ano passado, trouxe a novidade de ser operado com um controle sem fio que traz sensor de movimento e facilita a experiência de jogar versões ele eletrônicas de esportes como boxe, tênis ou golfe.

Segundo o estudo americano, apenas certos tipos de jogos de Wii são eficazes para os cirurgiões antes de operações, aqueles em que o jogador precisa fazer movimentos delicados.

"Você não melhora muito apenas movendo uma raquete de tênis imaginária. A questão a respeito de cirurgia é executar pequenos movimentos com as mãos, controlados com precisão, e é isso que você tem com o Wii", disse o pesquisador Kanav Kohel.

O controle das mãos necessário para jogar estes games funciona como um "aquecimento" para os cirurgiões. A pesquisa foi publicada na revista especializada New Scientist.

Ainda segundo o artigo da New Scientist a equipe do hospital americano vai desenvolver software para o Wii que simulará cirurgias.

Realidade virtual

Os pesquisadores pediram a oito cirurgiões ainda em fase de treinamento para passarem uma hora jogando o Wii antes de realizarem uma cirurgia em "realidade virtual", num computador.

Os jogadores conseguiram um desempenho 50% melhor no controle de ferramentas e o desempenho geral também foi melhor do que outros cirurgiões em treinamento.

Um jogo específico, chamado Marble Mania, no qual uma bola é guiada por uma série de obstáculos em 3D, foi particularmente eficaz no estudo.

O controle preciso necessário para mover a bola de gude virtual pelo labirinto em 3D é semelhante às habilidades necessárias em uma cirurgia.

Mark Marshall, que também participou da pesquisa, afirmou que os consoles como o Wii são mais baratos e podem ser usados por cirurgiões em países mais pobres, onde sistemas que simulam operações virtuais para treinamento médico não estão disponíveis.

A pesquisa será apresentada no final de janeiro, na conferência Medicine Meets Virtual Reality (Medicina encontra a Realidade Virtual, em tradução livre), na Califórnia.

* * * * * * *

Como eu não jogo vídeo-game tive que fazer uma pesquisa prévia para saber o que era Wii. Assisti muitos vídeos no YouTube e acabei gostando do brinquedo!!! Não creio que seja apenas uma questão de aquecimento ou coordenação motora. As pessoas acabam se movimentando e rindo tanto enquanto estão brincando que acho que a liberação de endorfina (substância que produz bem-estar) também deveria ser estuda. Para os leitores do Este ou Aquele? separei um vídeo que resume todos que assisti.



2 Observações:

Claudia Pit disse...

Bom dia,
Puxa, vim retribuir e agredecer sua visita e deparei-me com uma "aula dessas".. Adorei e peço licença para linká-la em meu blog??!

"Tudo o que somos é resultado de nossos pensamentos... Portanto, pense sempre positivo!"

Bjs e um ótimo dia,
Cláudia Pit

[>Dallai<] disse...

Eu fico imaginando um médico fazendo cirurgia após jogar Counter Strike ou mesmo o clássico Karmageddon...
Falando sério agora...Às vezes estimular a coordenação motora através de ferramentas diferentes, como é esse caso, traz resultados bastante interessantes, visto que o exercício motor fica em segundo plano, enquanto a atenção está voltada para outro fim.