Jogos Olímpicos 2008

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Pesquisa mostra que taiuaneses desconhecem Jogos
Sábado, 15 de dezembro de 2007, 11h52

Uma pesquisa realizada entre moradores de Taiwan, ilha separada unilateralmente da China desde 1949, mostrou que os taiuaneses vêem com indiferença os Jogos Olímpicos de 2008 e que uma grande parte deles até ignora que a competição acontecerá em Pequim.

A pesquisa, coordenada pela revista taiuanesa Global Views e divulgada neste sábado pela agência estatal Xinhua, disse que 44% dos entrevistados não sabem que os Jogos Olímpicos do ano que vem acontecerão na capital chinesa.

Apesar de uma equipe de esportistas de Taiwan estar se preparando para participar dos Jogos, ela terá que usar o nome de "China Taipei" - como em ocasiões anteriores - e não poderá usar a bandeira taiuanesa no desfile da cerimônia de inauguração, mas uma que represente o Comitê Olímpico da ilha.

Taiwan e China se desentenderam este ano por causa do percurso da tocha olímpica que será levada pela "ilha rebelde", já que o Comitê Olímpico taiuanês não aceitava o itinerário determinado pelo país.

Finalmente, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog) decidiu que a tocha não passaria por território taiuanês.

Por outro lado, a enquete revelou que a população de Taiwan conhece pouco sobre a China, apesar de muitos habitantes da ilha serem descendentes de chineses que fugiram do país após a vitória do Exército comunista em 1949.




Assistiu o vídeo? Me diga quantas vezes pensou nos jogos olímpicos ao vê-lo?

0 Observações: