Estatística, Raquete Elétrica e Mosquitos... Sua diversão com destino certo!!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Olá pessoal, o Este ou Aquele? também está na campanha: “Eu vou exterminar todos os mosquitos do Universo!!!” , mas uma vez que esse Blog visa mostrar a importância da estatística em nossas vidas, não poderíamos deixar de cita-la!!!

No segundo semestre do ano de 2006, cursei uma disciplina chamada “Laboratório I”, onde apresentamos relatórios com análises estatísticas. Lembrei do trabalho apresentado pelos meus amigos Wagner Hugo Bonat e Henrique Dallazzuana, o qual leva o nome de “Métodos estatísticos aplicados no monitoramento de ovos do mosquito Aedes Aegypti” na cidade de Recife-PE e conta com a orientação do Prof. Dr. Paulo Justiniano Ribeiro Jr.



Como surgiu o Projeto SAUDAVEL

“A degradação do meio ambiente e os problemas sócio-culturais no Brasil afetam o cenário epidemiológico urbano brasileiro, levando-o a ser destaque na mídia nacional e internacional, decorrente de epidemias de dengue, leptospirose, a recorrência de tuberculose, entre outras. Diante dessa realidade constatou-se que é de fundamental importância criar métodos capazes de detectar precocemente o número de casos que caracterizam surtos epidêmicos, modelar e identificar fatores de risco e de proteção nas situações endêmicas e epidêmicas. Nesta perspectiva foi elaborado o Projeto SAUDAVEL (Sistema de Apoio Unificado para Detecção e Acompanhamento em Vigilância Epidemiológica), o qual pretende contribuir para aumentar a capacidade do setor de saúde no controle de doenças transmissíveis, demonstrando ser necessário desenvolver novos instrumentos para a prática da vigilância epidemiológica, incorporando aspectos ambientais, identificadores de risco e métodos automáticos e semi-automáticos, que permitam a detecção de surtos e seu acompanhamento no espaço e no tempo.” (fonte)


Neste trabalho você poderá verificar como é desenvolvido o procedimento para a visualização espaço-temporal dos dados do experimento de coleta de ovos do mosquito Aedes Aegypti bem como os locais mais atingidos pelo mosquito em Recife.

Então se você mora em Recife e também quer participar da campanha: “Eu vou exterminar todos os mosquitos do Universo!!!” dá uma olhadinha nos bairros mais afetados, daí você pega sua Raquete Elétrica e mata mosquito até cansar!!!

0 Observações: