Eu tenho mais que 1 religião e não tenho nenhuma!!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pesquisa diz que 11% dos brasileiros têm duas religiões
03 de maio, 2007 - 21h41 GMT (18h41 Brasília)

Uma pesquisa realizada por duas universidades brasileiras afirma que 11% dos brasileiros têm mais de uma religião.
O estudo divulgado nesta quinta-feira pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e de Juiz de Fora (UFJF) com 3 mil pessoas em todo o país aponta que 83% dos pesquisados consideram a religião muito importante nas suas vidas.

As principais religiões citadas como primeira crença pelos entrevistados são catolicismo (68%) e evangélica (22%).

Ao todo, 5% se declararam praticantes de outras religiões – como protestantismo e espiritismo – e outros 5% se disseram sem crença.

Mais evangélicos

De acordo com os autores do estudo, o catolicismo tem perdido espaço nos últimos anos para os evangélicos, se analisados os números dos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 1991, 83,3% dos brasileiros se declararam católicos ao IBGE. Nove anos depois, a porcentagem caiu para 73,8%.

Considerando a margem de erro do estudo das universidades brasileiras, a porcentagem de católicos estaria agora entre 66% e 70%.

Já os evangélicos teriam crescido de 9%, em 1991, para 15,45%, em 2000, de acordo com o IBGE. Segundo a pesquisa da Unifesp e da UFJF, os evangélicos podem representar hoje até 24% da população brasileira.

A pesquisa também mostrou algumas diferenças socioeconômicas entre os entrevistados.

"Enquanto 15% dos entrevistados com nível de escolaridade superior têm o espiritismo como primeira ou segunda religião, 17% dos com escolaridade primária e 22% daqueles que completaram o antigo ginásio adotam o evangelismo", diz um dos autores do levantamento, Ronaldo Laranjeira, da Unifesp.


Pode-se dizer que faço parte dessa estatística, acredito em Deus e apesar de não seguir a risca nenhuma religião ou credo, simpatizo muito com o islamismo, espititismo, catolicismo e com a filosofia seicho-no-ie. Como religião, gosto e futebol é algo que não se discute, finalizo este post por aqui.

0 Observações: