Ou você fala, ou você anda... os dois juntos não!!!

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Falar ao celular andando faz mal à coluna
18 de novembro, 2003 - 13h36 GMT (11h36 Brasília)
Um estudo revelou que andar e falar ao celular ao mesmo tempo pode fazer mal à coluna.

Cientistas na Universidade de Queensland, na Austrália, afirmam que falar ao celular andando muda a maneira como a pessoa respira.

Segundo os pesquisadores, o corpo humano foi projetado para expirar quando os pés tocam o chão, pois isso ajuda a proteger a coluna de abalos repentinos.

Entretanto, falar e andar ao mesmo tempo interrompe esse padrão de respiração, deixando a coluna exposta a contusões.

Riscos

Paul Hodges e a equipe da Escola de Ciências da Saúde e Reabilitação da Universidade de Queensland basearam suas descobertas na pesquisa de um grupo de voluntários que passaram por testes caminhando em esteiras.

Alguns dos voluntários caminharam em silêncio enquanto outros falavam, lendo roteiros previamente escritos ou descrevendo imagens para os cientistas.

Os pesquisadores mediram a atividade nos músculos do tronco, que protegem a coluna.

Eles descobriram que esses músculos funcionavam normalmente nos voluntários que caminhavam em silêncio.

Mas, nos que falavam enquanto caminhavam, ocorria uma menor atividade muscular na área, deixando a coluna potencialmente exposta.

Os cientistas declararam, durante uma conferência da Sociedade para Neurociência de Nova Orleans, Estados Unidos, que os problemas ocorriam por causa da forma como o cérebro prioriza as atividades.

''Os músculos conseguem fazer várias atividades ao mesmo tempo e o cérebro prioriza estas tarefas de acordo com sua importância relativa, o que significa que a precisão na estabilidade das articulações freqüentemente vem em segundo lugar, e isso pode aumentar o risco de contusão'', disse Paul hodges.

No celular

Os cientistas afirmaram que pessoas que conversam com outras durante uma caminhada podem causar danos à coluna.

Mas, pessoas que usam telefones celulares enquanto caminham podem aumentar esse risco, pois geralmente as pessoas passam mais tempo conversando ao celular, segundo os pesquisadores.

Matthew Bennett, da Associação Quiroprática Britânica, aprovou o estudo.

''É algo para adicionarmos à nossa lista. Pessoas com problemas de coluna precisam tomar cuidado com a forma como se inclinam para pegar objetos, não devem permanecer sentadas por muito tempo e, pelo que parece,
não devem conversar enquanto caminham'', disse.

''Isso é importante para os que usam muito o telefone celular. Nós já sabemos que ficar muito tempo segurando o telefone pode fazer mal, porque aumenta a tensão no ombro e causa dor'', acrescentou.
Nossa!!! Eu não sabia disso!!! Vou me policiar e policiar os amigos, principalmente, os que já reclamam de dor na coluna!!!

0 Observações: