Open Source?

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Open Source facilita migração para SOA
Editoria: Empresas - 27/Jun/2007 - 23:28 - Enviado por Redação do PSL-Brasil
Fonte: Convergência Digital


Pesquisa realizada com 486 executivos de empresas européias e norte-americanas pela consultoria Forrester, contratada pela Unisys, revela que a maior parte dos entrevistados caracterizam o Open Source como "importante" ou "muito importante" para faclitar a migração para uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). Executivos, no entanto, revelam preocupação com relação à disponibilidade de serviços.


O levantamento da Forrester apura que o modo como o software Open Source contempla os padrões abertos – realçado como um atributo-chave por 78% dos entrevistados – é um fator essencial da percepção do seu valor para a próxima geração das arquiteturas SOA nas grandes empresas.

Nesta tendência, boa parte dos entrevistados também considera o software Open Source um veículo para importantes iniciativas de TI, como a modernização dos ambientes de aplicações corporativas. 71% avaliam isso como "importante" ou "muito importante" para a consolidação da infra-estrutura de TI.

Disponibilidade de serviços

Quase três quartos (74%) dos entrevistados demonstram preocupação quanto à disponibilidade de serviços de consultoria, integração, suporte, e de outros serviços do software Open Source.

No levantamento, constatou-se que mais de dois terços dos entrevistados esperam dos seus provedores de serviços Open Source:
·Manutenção do software de fonte aberta (83%);
·Suporte ao ciclo de vida (80%);
·Serviços de consultoria (77%);
·Integração de múltiplos componentes de software Open Source (76%);
·Integração entre o software Open Source e software proprietário (74%);
.Desenvolvimento de aplicações de software Open Source (72%).

A Forrester Consulting conduziu entrevistas por telefone com 486 tomadores de decisões na área de software Open Source no Reino Unido, Europa Continental e América do Norte durante o último trimestre de 2006. A pesquisa foi realizada com subsídios da Unisys, porém os entrevistados não foram informados sobre o envolvimento da companhia. Apenas as empresas que indicaram que ao menos avaliaram soluções de software Open Source foram incluídas no estudo.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Unisys
É o software livre ganhando seu espaço!!! Você não sabe o que é Open Source? Eu também não sabia... mas clique aqui que você vai aprender um pouquinho... e aprender sempre é bom!!!

0 Observações: