Não é só os controladores de vôo que sofrem!!!

terça-feira, 31 de julho de 2007

Aumento de viagens aéreas é 'risco para planeta'
04 de julho, 2004 - 11h23 GMT (08h23 Brasília)


O aumento das viagens aéreas é uma das maiores ameças ao meio-ambiente mundial, diz um estudo feito pela Universidade de York, na Grã-Bretanha.

O estudo diz que planos do governo britânico de expandir aeroportos estão e conflito direto com metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa.

Os autores do estudo, os professores John Whitelegg e Howard Cambridge, dizem que os gases poluentes emitidos por aeronaves estão aumentando.

Eles defendem que as companhias aéreas paguem taxas de poluição para compensar o dano causado.

O estudo diz que os governos da Grã-Bretanha e de outros países da União Européia (UE) têm planos para expandir a aviação comercial.

Recomendações

O estudo cria um modelo para lidar com a aviação nos próximos 30 anos, recomendando passos a serem tomados pelos governos da Grã-Bretanha e de outros países da UE, incluindo a suspensão da isenção de impostos concedida ao combustível usado em aviões.

O estudo diz que pelo menos 50% dos viajantes deveriam chegar aos aeroportos através de transporte público, e que jornadas de menos de 400 milhas (643 km) deveriam ser feitas de trem, em vez de avião, o que eliminaria 45% dos vôos.

O professor Whitelegg disse à BBC que, na Grã-Bretanha, seria necessário desenvolver as redes de trens de alta velocidade, para ligar todas principais cidades do país.

Ele disse: "No momento temos vôos baratos e algumas das linhas de trem mais caras do mundo. O certo seria o inverso".

O estudo diz que o setor privado deveria ser incentivado a usar tecnologias como vídeo-conferências, para evitar viagens.

Os governos deveriam seguir o conceito adotado pelo aeroporto de Zurique, na Suíça, de limitar as emissões de todos os aeroportos e tratá-los como complexos industriais.

Whitelegg disse que o aumento das viagens aéreas tem sido "incentivado por generosos cortes de taxas e por subsídios do governo, e vai contra as políticas ambientais, principalmente contra os esforços para prevenir as consequencias do aquecimento global".

Ele disse à BBC que uma taxa de poluição sobre vôos seria necessária para refletir "realidades ambientais".

Ele disse que alguns governos estariam estudando a implementação dessa taxa, que poderia ser de 40 ou 50 libras (de R$ 220 ou R$ 250) por vôo.

"No fim, é o passageiro que pagaria esta taxa".

O estudo, do Stockholm Institue da Universidade de York, será publicado na segunda-feira.

Uma pesquisa de 2004 que está cada vez mais vívida em nosso cotidiano. Mas se formos olhar nossas ferrovias... rodovias... apesar de ocorrem tragédias aéreas, voar ainda é mais seguro!!! Mas se for para votar... se for viajem de trabalho, prefiro a video-conferência... se for para descanço... um navio... ou um bom carro.... são as melhores pedidas!!!

0 Observações: