Nem com hipnose...

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Hipnose para parar de fumar é menos eficaz em mulheres
31 de julho, 2004 - 11h12 GMT (08h12 Brasília)

Os homens que lançam mão da hipnose para ajudá-los a parar de fumar têm mais chance de êxito do queas mulheres que usam o mesmo tratamento, revelam estudos nos Estados Unidos.
Pesquisas feitas com mais de 5,6 mil pessoas revelaram que cerca de 30% dos homens hipnotizados pararam de fumar, enquanto apenas 23% das mulheres tiveram o mesmo resultado.

Cientistas da Universidade Estadual de Ohio disseram que isso pode porque as mulheres têm maior dificuldade em abandonar o hábito.

Os pesquisadores apresentaram suas conclusões em reunião da Associação Americana de Psicologia.

Nenhum dos 18 estudos examinados por Joseph Green, professor assistente de Psicologia da universidade, e seus colegas verificou porque a hipnose pode funcionar melhor para homens do que para mulheres, mas ele considerou os resultados indiscutíveis.

"Quando se tem uma margem de 7% para os homens, isso é importante, especialmente quando a porcentagem de sucesso depois de um ano está em torno de 20-30%", afirmou Green. "Desconfio que as diferenças nos gêneros não são limitadas à hipnose, mas estão ligadas à dificuldade, de maneira geral, que as mulheres têm de abandonar o vício."

Peter Whorwell, do Hospital Wythenshawe, na cidade de Manchester, na Inglaterra, trata pacientes com síndrome de intestino irritável com hipnoterapia.

Ele disse que há diferenças de reação ligadas a gênero. Segundo Whorwell, no caso da síndrome, o resultado é oposto: as mulheres respondem melhor ao tratamento do que os homens.

"É muito complicado. Gênero é diferente de sexo. Sexo tem base puramente em hormônios, e isso pode ser importante. Gênero leva em conta o componente emocional do sexo, e como isso pode afetar a habilidade das pessoas de melhorar - neste caso, de parar de fumar", disse Whorwell.

O especialista diz que os resultados não têm nada a ver com a susceptibilidade de cada gênero à hipnose.

Mas Whorwell disse que pode ser que as pessoas que buscam a hipnoterapia como método para parar de fumar estão fadadas ao fracasso porque elas não queiram, realmente, abandonar o vício.

"Você tem que desejar abandonar o fumo. Hipnoterapia depende muito do indivíduo para funcionar", disse ele.

Largar um vício é muito difícil... é só isso que posso dizer!!! Você deve ter mais do que força de vontade... você tem que ter um objetivo maior!!! Só isso fará com que você não se sinta incompleto ao abandonar o vício.

0 Observações: