Fumar... perigo para mulheres!!!

terça-feira, 19 de junho de 2007

Fumo aumenta risco de câncer de mama, diz pesquisa
07 de janeiro, 2004 - 15h35 GMT (13h35 Brasília)


Cientistas encontraram evidências fortes de que o fumo aumenta o risco de câncer da mama.

Pesquisas anteriores chegaram a resultados contraditórios, com algumas até sugerindo que fumar poderia até ter um efeito positivo.

O novo estudo, realizado pelo Departamento de Serviços de Saúde da Califórnia, envolveu mais de 116 mil mulheres. Ele chegou à conclusão de que o fumo é uma "grande ameaça".

A pesquisa foi publicada na revista do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. Durante os quatro anos de pesquisa, a incidência de câncer da mama em fumantes foi 30% maior do que entre as mulheres que nunca haviam fumado.

Mais trabalho

As que parecem estar em maior risco são as que começaram a fumar antes dos 20 anos e aquelas que fumaram pelo menos cinco anos antes da sua primeira gravidez.

Amamentar, em geral, pode reduzir o risco de câncer de mama, mas, segundo essa pesquisa, o fumo pode anular esse efeito.

A boa notícia é que os pesquisadores não encontraram evidência de um risco maior entre ex-fumantes. Fumantes passivas também não teriam chance maior de desenvolver o câncer de mama.

Os pesquisadores disseram que são ainda necessárias mais pesquisas para determinar por que o fumo aumenta o risco de câncer da mama.
Como já disse em outros posts, fumar é uma escolha e creio que quem escolhe tem consciência dos riscos, dessa forma não estou aqui para opinar, pois esse é um hábito milenar utilizado nos mais diversos rituais.

0 Observações: