Ressaca não é algo que só acontece com o mar...

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Ressaca não tem remédio, diz pesquisa
23 de dezembro, 2005 - 12h47 GMT (10h47 Brasília)


Um estudo divulgado pela publicação científica British Medical Journal nesta sexta-feira indica que soluções geralmente empregadas para curar a ressaca na verdade não resolvem o problema.

Após analisar tratamentos convencionais e à base de ervas, a equipe de pesquisa da Peninsula Medical School, de Plymouth, na Inglaterra, disse que "não encontrou evidências convincentes" de que eles tenham alguma eficácia.

Os pesquisadores também disseram que só a abstinência e consumo de bebidas alcoólicas em moderação pode prevenir a dor de cabeça e o mau estar.

Na Grã-Bretanha, um país conhecido pelo grande número de bares, estima-se que as ressacas causem um prejuízo de mais de R$ 8 bilhões por ano em salários não pagos a cada ano, principalmente por ausência no trabalho.

Decepção

Os estudiosos analisaram oito diferentes produtos usados para combater a ressaca: propranolol, tropisetron (para náusea e vertigem), ácido tolfenâmico (analgésico da mesma família da aspirina), frutose ou glicose, suplementos alimentares à base de borragem (um tipo de erva), alcachofra e palma-de-espinho e um produto à base de fermento.

Os pesquisadores disseram que apenas encontraram "resultados encorajadores" sobre a utilização da borragem, produtos de fermento e ácido tolfenâmico.

Edzard Ernst, professor da Peninsula Medical School, disse: "Nós realizamos nosso próprio, e bem agradável, estudo para ver se o extrato de alcachofra é uma cura eficaz para ressaca."

"Pode ter sido divertido fazer (a experiência), mas os resultados foram terrivelmente decepcionantes. Nós examinamos outras pesquisas sobre remédios à base de ervas e de uso comum oferecidos nas farmácias."

"Mas eles não funcionaram. E a única coisa que se pode fazer em relação à ressaca e deixar o corpo se curar sozinho e aprender a lição que a natureza nos dá: não repita a experiência ou faça isso em moderação."
Se vocês quiserem testar os efeitos desses produtos para a cura da ressaca como fizeram os cientistas, deixem para fazer no sábado, caso não trabalhem no domingo, pois aqui o empregador não costuma assumir o prejuízo de sua falta sozinho!!!
Lembre-se que um "happy hour" é sempre uma boa pedida desde que você não fique imitando seu chefe ou fique dançando em cima da mesa!!!
Ah... mais uma coisa... se for dirigir não beba, mas se for beber me chama!!!

0 Observações: