Diga não a pressão!!!

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Estresse no trabalho eleva pressão, diz estudo
30 de junho, 2006 - 16h10 GMT (13h10 Brasília)


Estresse crônico no trabalho pode causar pressão alta, afirmam cientistas canadenses. Por sete anos, pesquisadores da Universidade Laval, em Quebec, acompanharam 6.719 trabalhadores de escritório, e concluíram que um dos efeito da forte cobrança e dos prazos curtos no trabalho é o aumento da pressão.

Os estudos tentam agora descobrir de que maneira os empregadores podem aliviar o problema, segundo o American Journal of Public Health, que publicou o estudo.

Pressão

É plenamente conhecido que preocupações no trabalho podem gerar problemas de saúde, incluindo ataques cardíacos e depressão.

No entanto, é difícil interpretar o efeito do estresse sobre a pressão sanguínea, já que a hipertensão (pressão alta) também pode ser causada por outros fatores, como dieta inadequada, excesso de álcool, excesso de peso ou obesidade, ingestão de sal além do recomendado e sedentarismo.

A coordenadora da pesquisa, Dra Chantal Guimont, acredita que o estresse no trabalho é fator importante na ativação do sistema nervoso e vascular.

“Nosso estudo defende a hipótese de que as preocupações no trabalho, particularmente entre trabalhadores com pouca assistência social no trabalho, podem contribuir para elevar a pressão sanguínea”, afirmou.

Suporte

Para a pesquisadora, o problema poderia ser aliviado se empregadores melhorassem a atenção aos trabalhadores, e lhes dessem mais controle sobre prazos e tarefas.

“O estresse é resultado da sensação que as pessoas têm quando não conseguem lidar com pressões em excesso”, explicou o chefe do programa de combate ao estresse da agência de Saúde e Segurança no Trabalho do Reino Unido, Chris Rowe.

Segundo ele, empregados e empregadores precisam gerenciar melhor os prazos e objetivos, pois
"a maioria das pessoas trabalha sobre muita pressão".

De acordo com a agência, os problemas de saúde decorrentes do estresse causam uma perda média de 30,9 dias de trabalho entre os britânicos.
Trabalhar deveria ser a arte de se fazer o que se gosta... deveria ser um prazer!!! Mas muitas vezes torna-se um tormento, uma dor... Trabalhar é necessário, mas sempre avalie seu grau de satisfação em relação a atividade que exerce, não hesite em mudar, em arriscar, em ser feliz!!!

0 Observações: