Você confia??? (03)

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Para 64% no Brasil, governo interfere demais na imprensa
03 de maio, 2006 - 13h01 GMT (10h01 Brasília)


O governo do Brasil interfere demais na imprensa na opinião de 64% dos ouvidos em uma pesquisa realizada para a BBC. O índice é um dos maiores nos dez países pesquisados, menor apenas que o da Nigéria (75%) e igual ao da Coréia do Sul (64%).

O estudo foi idealizado conjuntamente pela BBC, pela agência de notícias Reuters e pelo centro americano de estudos Media Center. A pesquisa foi conduzida pelo instituto de pesquisas GlobeScan.

A pesquisa ouviu 10.230 adultos nos seguintes países: Brasil, Estados Unidos, Egito, Grã-Bretanha, Índia, Nigéria, Rússia, Coréia do Sul, Alemanha e Indonésia.


Mídia impressa x TVs

O Brasil foi o único entre os dez países consultados a considerar a mídia impressa mais confiável do que as emissoras de TV.

Um total de 68% dos brasileiros estima que a mídia impressa é a mais confiável. O índice para os que consideram a TV como o meio de informação mais confiável é de 66%.

Mas ainda assim o órgão de comunicação considerado mais confiável no país foi a Rede Globo, citada por 52% dos consultados. O segundo órgão citado na categoria foi o jornal O Globo, mencionado por 4% das pessoas ouvidas.

Os índice de brasileiros que diz ter deixado de lado uma fonte de informação por haver perdido a confiança nela foi o mais elevado entre os dez países - um total de 44%.

Os brasileiros também são os que mais acreditam que a mídia se concentra em informar notícias ruins - opinião de 80% dos consultados.

A pesquisa foi realizada antes do caso que levou à queda do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, acusado de participar da entrega para a revista Época de dados bancários sigilosos de um caseiro ouvido na CPI dos Bingos.



Como já disse em outros posts, temos como mudar isso! Vamos usar o "fale conosco" dos meios de comunicação e do governo, vamos exigir respostas. Só assim saberemos até que ponto poderemos confiar na mídia e no governo!!!

0 Observações: