Você confia??? (01)

terça-feira, 10 de abril de 2007

Brasil lidera lista de desconfiança popular no governo
03 de maio, 2006 - 12h41 GMT (09h41 Brasília)


Os brasileiros são os que menos confiam no governo, segundo uma pesquisa em dez países encomendada pela BBC, Reuters e The Media Centre.

Apenas 30% dos entrevistados no Brasil disseram ter "muita" ou "alguma confiança" no trabalho do governo federal em "benefício da sociedade".

A pesquisa realizada pela GlobeScan, cujo principal objetivo é medir o grau de confiança na mídia, entrevistou mais de 10 mil pessoas entre 10 de março e 4 de abril.

O percentual de entrevistados brasileiros que disse confiar na imprensa em geral foi de 45%, igual ao da Coréia do Sul e maior apenas que a Alemanha (43%).


Confiança no governo
Brasil 30%
Nigéria 34%
Coréia do Sul 45%
Alemanha 48%
Grã-Bretanha 51%
Rússia 54%
Índia 66%
Estados Unidos 67%
Indonésia 71%
Egito N/D
Fonte:
GlobeScan


Média

Na média dos dez países pesquisados, pouco mais da metade dos respondentes (52%) disseram confiar nos governos nacionais.

Os que parecem confiar mais são os indonésios, 71%, seguidos dos americanos (67%) e dos indianos (66%).

No extremo oposto, além do Brasil, se encontra a Nigéria (34%).

Os respondentes na Rússia (54%), Grã-Bretanha (51%) e Alemanha (48%) apresentam uma posição semelhante à média mundial.

Dos países pesquisados, a confiança no governo não foi medida apenas no Egito.

Juntas, as populações dos dez países somam quase 2,3 bilhões de pessoas, o equivalente a quase 40% da população mundial.

A pergunta feita no Brasil foi a seguinte: "Até que ponto o senhor ou a senhora confia em cada uma das seguintes instituições (imprensa e mídia, governo) para trabalhar em benefício da sociedade?".

As respostas possíveis eram "tem muita confiança", "tem alguma confiança", "tem pouca confiança" e "não tem nenhuma confiança".

Por que será que a gente desconfia tanto do nosso governo??? Seria porque coisas provisórias ficam para sempre e com o nome de provisório, exemplo: CPMF; ou porque casos de corrupção acabam em “pizza”, exemplo: PC Farias e Cia, Caso Celso Daniel, e muitos outros que são de indignar profundamente?

Tá na hora de mudar Brasil, temos que cobrar mais atitudes de nossos governantes!!! Você pode começar isso agora!!! É só clicar aqui. Essa atitude pode ser uma gota no oceano, mas se todos fizerem sua parte ele também terá que fazer a dele!!! Cobra Brasil!!!

0 Observações: