Páscoa lembra chocolate (05)

sábado, 24 de março de 2007

Chocolate escuro 'controla diabetes e pressão alta'
22 de março, 2005 - 16h03 GMT (13h03 Brasília)


“Comer chocolate escuro pode ajudar a controlar diabetes e pressão sangüínea, segundo equipe de pesquisadores da Universidade de L'Alquila, na Itália. O estudo, feito com 15 pessoas, constatou que comer 100 g de chocolate escuro diariamente por 15 dias provocou uma queda de pressão.

A equipe de pesquisadores também constatou melhora na capacidade do corpo de metabolizar açúcar, o que é um problema para os diabéticos.

No entanto, comer a mesma quantidade de chocolate branco não teve qualquer efeito, de acordo com os pesquisadores.

Em artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition,
eles dizem que o antioxidante chamado flavanol é o responsável pelo efeito porque neutraliza substâncias potencialmente danosas às células, conhecidas como radicais livres.

Apesar dos benefícios do chocolate escuro, porém, o pesquisador chefe da equipe, Cláudio Ferri, disse que as pessoas devem ter cuidado com o consumo de chocolate.

"Chocolate escuro contém antioxidantes, mas também muita gordura e muitas calorias", disse.

"As pessoas que querem adicionar chocolate à dieta precisam retirar quantidades equivalentes de calorias, reduzindo outros alimentos, para evitar ganhar peso."

Em artigo na mesma edição do jornal, o nutricionista Cesar Fraga, da Universidade da Califórnia, disse que os resultados ligados à pressão sangüínea parecem ter credibilidade.

Segundo ele, outros alimentos ricos em flavanol, como chá e vinho, têm efeito semelhante sobre a pressão sangüínea.

"A identificação de alimentos saudáveis e a compreensão de como os componentes dos alimentos influenciam a fisiologia vai ajudar a melhorar a saúde da população", acrescentou.

Amanda Vezey, especialista em diabetes no Reino Unido, destacou que o estudo é pequeno, mas mesmo assim, interessante.

"Pessoas com diabetes podem comer chocolate escuro com moderação, como todo mundo", disse.

"No entanto, recomendamos às pessoas com diabetes que tenham uma dieta balanceada, com pouca gordura, pouco sal e açúcar, muitos legumes e frutas, combinado com exercícios regulares para ajudar a controlar a doença.""

Quem vem acompanha o blog sabe que comer 100g de chocolate amargo por dia faz bem. Temos aqui mais uma pesquisa que comprova. Dessa forma aproveite as promoções de Páscoa e faça um estoque de chocolate, você não vai se arrepender!!!

1 Observações:

Marcos disse...

Tine, fiquei feliz por vc ter passado no nosso blog http://diversaosadia.blogspot.com/
e principalmente por ter gostado.

Obrigado pela visita e pelo elogio.
Volte sempre!