Confesso: "Eu sou perfeccionista!!!"

quinta-feira, 1 de março de 2007

Perfeccionistas sofrem mais de Intestino Irritável
26 de fevereiro, 2007 - 14h36 GMT (11h36 Brasília)

Pessoas perfeccionistas têm mais probabilidade de desenvolver a Síndrome do Intestino Irritável (SII) após uma infecção intestinal, de acordo com um estudo britânico.

Os pesquisadores da Universidade de Southampton estudaram 620 pacientes com gastroenterite e avaliaram a relação dos níveis de estresse e a doença.

O objetivo do estudo, publicado na revista Gut, era descobrir porque apenas algumas pessoas desenvolvem a SII depois de problemas intestinais.

Na Grã-Bretanha, um em cada dez pacientes apresenta sintomas da síndrome depois de infecções como a gastroenterite.

Os pacientes responderam a questionários três e seis meses após o surto inicial de gastroenterite para descobrir se também sofriam de Síndrome do Intestino Irritável, que causa sintomas como diarréia, dor e inchaço abdominal.

Perfeccionismo

Ao todo, 49 pessoas apresentavam a SII nas duas entrevistas.
As mulheres apresentaram o dobro da probabilidade de desenvolver a síndrome.

As pessoas sofrem da síndrome são as que relatam os maiores níveis de estresse e de sintomas psicossomáticos.

Esses pacientes eram também os mais perfeccionistas e os que continuaram a trabalhar mesmo doentes.

“Essas são pessoas que têm grande expectativa de sempre fazer a coisa certa, e faltar ao trabalho vai contra as crenças delas. São pessoas ‘tudo ou nada’ com altas expectativas de si mesmas”, disse Rona Moss-Morris, que coordenou a pesquisa.

“Elas não são hipocondríacas. Mas têm uma atitude negativa diante dos seus sintomas”, disse.

Segundo Moss-Morris, os médicos poderiam investigar possíveis traços de personalidade, como a ansiedade e o perfeccionismo, em pessoas que apresentam problemas durante a recuperação da gastroenterite.

Ela afirmou que terapias cognitivas poderiam ser usadas no tratamento da síndrome.

Mas, segundo a médica, o estudo não indica que a síndrome do intestino irritável seja totalmente de ordem psicológica.

Para o professor Robin Spiller, especialista na síndrome e editor da revista Gut, existem duas explicações possíveis para a relação entre o perfeccionismo e a SII.

“Pode ser que o estresse e a ansiedade afetem o sistema imunológico. Mas pode ser também que, se você não descansar, piore”, disse.
Aqui só posso dizer que nessa pesquisa eu me ferrei... vou tentar não ser tão perfeccionista... mas como é que se consegue isso???

0 Observações: