Melhor no quê mesmo?

quarta-feira, 7 de março de 2007

DP do Carandiru é o melhor da América Latina
23/02/2007 - Fonte: Agência Estado


"Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC), da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, revelou que dois dos três melhores distritos policiais do Brasil estão em São Paulo. A CESEC representou no País a organização holandesa Altus, responsável pela avaliação das delegacias em âmbito mundial. O 9º Distrito Policial do Carandiru, na zona norte paulistana, ficou em primeiro lugar, seguido pela delegacia carioca de Piedade. O terceiro lugar foi ocupado pelo 20º DP da Água Fria, também na região norte de São Paulo.

O trabalho, denominado Semana de Visitas a Delegacias, ocorreu entre 29 de outubro e 4 novembro do ano passado. Na oportunidade, 1.437 pessoas estiveram em 470 distritos policiais em 104 cidades de 23 países - Alemanha, África do Sul, Bélgica, Benin, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Gana, Hungria, Índia, Inglaterra, Letônia, Libéria, Malásia, México, Holanda, Niger, Nigéria, Peru, Rússia, Coréia do Sul e Sri Lanka.

A Altus, que congrega instituições de cinco continentes, entre elas o CESEC, realiza projetos mundiais nas áreas de segurança pública e justiça criminal. No Brasil, a entidade carioca estabeleceu parcerias com ONGs de outros Estados para realizar o evento. Os 175 avaliadores brasileiros visitaram 109 delegacias nas regiões metropolitanas de seis capitais. Além de São Paulo e Rio, estiveram em Belo Horizonte, Recife, Brasília e Porto Alegre.

A premiação para as três melhores delegacias do Brasil, bem como às três de cada Estado, ocorreu na Universidade Cândido Mendes, no Rio. O 9º Distrito Policial do Carandiru, primeiro avaliado também em toda a América Latina, será homenageado em cerimônia a se realizar em Haia, na Holanda, no próximo dia 5 de abril."


Este é o tipo de divulgação Estatística que eu não aprecio! Por quê? Porque ao lermos a matérias entendemos que o “DP do Carandiru é o melhor da América Latina”, mas não sabemos “claramente” no que ele é melhor!!! Seria na estrutura, no atendimento, na localização, em tudo isso... seria no quê? Visto essa dúvida resolvi buscar mais informações.

Visitando o site do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania descobri os quesitos avaliados: orientação à comunidade; condições materiais; tratamento igualitário do público; transparência e prestação de contas; condições de detenção.

Abaixo cito mais alguns itens relevantes:


“- Além de avaliar as delegacias, o evento proporcionou encontros entre policiais e cidadãos em 23 países. Constatou-se, por exemplo, que cerca de 40% dos visitantes brasileiros jamais havia entrado numa delegacia. Em vários lugares do mundo as visitas proporcionaram um conhecimento melhor sobre os serviços oferecidos pelas delegacias e sobre os problemas enfrentados pelos policiais.

- Cento e nove delegacias foram visitadas por 175 pessoas nas regiões metropolitanas de seis capitais: Rio de Janeiro e São Paulo (30 delegacias cada); Belo Horizonte e Recife (15 delegacias cada); Brasília (14 delegacias) e Porto Alegre (5 delegacias). Nos seis estados a Polícia Civil abriu suas portas aos visitantes, numa demonstração de interesse em estabelecer boas relações com o público.”

Creio que agora ficou mais claro! Descobrimos os itens avaliados, quantas pessoas participaram, quantas delegacias foram avaliadas, bem como os estados (mais distrito federal) que participaram. É uma pena que, por vezes, a mídia não se atente a esses detalhes que fazem diferença para a notícia. Para saber as três melhores delegacias de cada região pesquisada clique aqui.


0 Observações: