Hora da sesta!!!

sexta-feira, 9 de março de 2007

Dormir no trabalho aumenta a memória, diz estudo
Sexta, 22 de setembro de 2006, 16h26
Fonte: INVERTIA Empresas

"Um grupo de cientistas americanos publicou um estudo que prova que dormir no trabalho aumenta a produtividade e a criatividade dos funcionários.

Segundo a pesquisa da Universidade de Nova York, citada pelo jornal Daily Mail, dormir durante a jornada de trabalho aumenta a memória, tornando mais fácil que o empregado lembre de informações importantes.

A pesquisa foi divulgada nos Estados Unidos, onde a prática de tirar um cochilo durante o trabalho já provou ser popular entre executivos. Contudo, nem todos os chefes concordam com a idéia de deixar seus funcionários dormirem na empresa.

De acordo com Matthew Tucker, cientista que liderou o estudo, o desconhecimento sobre os benefícios que o cochilo pode ter é a principal causa para a resistência dos chefes em permitir a prática. "O tempo destinado ao cochilo diário foi considerado improdutivo em ambientes que exigem acuidade mental e capacidade de memorização", afirmou. Contudo, ele declara ter provado que essa teoria não é correta. Sua equipe estudou o efeito que o cochilo teve em um grupo de estudantes.

Em um teste feito para avaliar suas habilidades para memorizar fatos, os voluntários tiveram de lembrar de pares de palavras, como "relógio" e "mãos". A habilidade de apreender informações ao mesmo tempo em que faz outras coisas também foi testada.

Alguns dos participantes foram escolhidos para dormir durante cerca de 47 minutos. Outros ficaram lendo revistas e assistindo a filmes. Seis horas depois, todos os estudantes foram avaliados novamente e se descobriu que aqueles que haviam dormido tinham guardado um maior número de informações. A pesquisa foi divulgada na revista New Scientist."

A citação pelo jornal Daily Mail encontra-se como o nome “Sleeping on the job can improve your work” e foi escrito por Fiona Macrae em 21/09/06. Não consegui encontrar o estudo completo do cientista Matthew Tucker, mas consegui uma citação deste estudo na New Scientist em 23/09/06.

Verificando apenas o exposto nos textos encontrados já podemos afirmar que o cientista utilizou a Estatística para analisar os dados de seu estudo. Agradeço ao Verdade Absoluta por ser uma fonte de inspiração. E deixo aqui um recado: dormir é bom e saudável além de ser “um mecanismo importante para a formação da memória”.

0 Observações: