Letra A

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Alfa: ver “erro tipo I”. (L1)

Amostra: é um subconjunto finito da população que se supõe representativo desta. (UL)

Amostra: Porção representativa de água, ar, qualquer tipo de efluentes ou emissão atmosférica ou qualquer substância ou produto, tomada para fins de análise de seus componentes e suas propriedades. Em biologia: "(1)Parte de uma população ou universo, tomada para representar a qualidade ou quantidade de todo um conjunto. (2) Número finito de observações selecionadas de uma população ou universo de dados" (Silva, 1973). (DEA)

Amostra Amodal: é uma amostra que não tem moda. (UL)

Amostra Bimodal: é uma amostra que tem duas modas. (UL)

Amostra Composta (de água): "É representativa da somatória de várias amostras simples tomadas em função da vazão. Ela é feita com o fim de minimizar o número de amostras a serem analisadas. A quantidade de amostras simples que irá ser adicionada à mistura total depende da vazão dos efluentes na hora em que a amostra foi tomada. A quantidade total de amostra composta depende também do número e tipo de análises a serem feitas" (Braile, 1992). (DEA)

Amostra Cumulativa (de ar): "Amostra coletada por um período de tempo, com: (1) retenção do ar coletado num único recipiente, ou (2) acumulação de um componente numa única coleta. São exemplos: a amostragem de poeira em que a poeira separada do ar é acumulada em uma massa ou um fluído; a absorção de gás ácido numa solução alcalina; a coleta do ar em uma bolsa plástica ou um gasômetro. Tal amostra não reflete as variações de concentração durante o tempo da amostragem" (Lund, 1972). (DEA)

Amostra Imparcial: é uma amostra em que todos os elementos tiveram uma igual oportunidade de fazer parte da mesma. (UL)

Amostra Multimodal: é uma amostra que tem mais do que duas modas. (UL)

Amostra Representativa: é aquela que deve conter em proporção todas as características qualitativas e quantitativas da população. (UL)

Amostragem Aleatória Simples: é aquela em que qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido. (UL)

Amostragem Contínua: "Amostragem realizada sem interrupções, realizada ao longo de toda uma operação e por um tempo pré-determinado" (Lund, 1971). (DEA)

Amostragem de Chaminé: "Coleta de amostras representativas gasosas e de partículas, do material (gás) que flui por um duto ou chaminé" (Lund, 1971). (DEA)

Amostragem Estratificada: é aquela em que a população está dividida em estratos ou grupos diferenciados. (UL)

Amostragem, Pesquisa por Amostragem: Processo ou método de conceber um número finito de indivíduos ou casos de uma população ou universo, para produzir um grupo representativo. Usado em circunstâncias em que é difícil obter informações de todos os membros da população, como, por exemplo, análises biológicas, controle de qualidade industrial e levantamento de dados sociais. "É um método indutivo de conhecimento de todo o universo estatístico, através de um número representativo de amostras aleatórias desse universo" (Ferrari, 1979). (DEA)

Amostragem Sistemática: é aquela em que os elementos são escolhidos a partir de uma regra previamente estabelecida. (UL)

Amplitude de um Conjunto de Dados: é a diferença entre o maior valor e o menor valor desse conjunto. Se os dados estiverem agrupados em classes, a amplitude é a diferença entre o limite superior da última classe e o limite inferior da primeira. Para um intervalo do conjunto de dados de [a,b], onde x1= a e xn= b, tem-se: (UL)



Análise multivariada: análise de múltiplas variáveis em um único relacionamento ou conjunto de relações. (L1)

Análise univariada de variância (ANOVA): técnica estatística para determinar, com base em uma medida dependente, se várias amostras são oriundas de populações com médias iguais. (L1)

Atributos Qualitativos: são atributos que estão relacionados com uma qualidade e apresentam-se com várias modalidades. (UL)

Atributos Quantitativos: são atributos aos quais é possível atribuir uma medida e apresentam-se com diferentes intensidades ou valores. (UL)