Letra T

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Tabela de Freqüências: são tabelas onde se apresentam os dados por classes e as freqüências respectivas. (UL)

Tamanho da Amostra: é o número de elementos que constituem uma dada amostra. (UL)

Tamanho do Efeito: estimativa do grau em que o fenômeno estudado (por exemplo, correlação ou diferença em médias) existe na população. (L1)

Técnica: "Conjunto de procedimentos e recursos de que se serve uma ciência" (Diccionario de la Naturaleza, 1987). (DEA)

Técnica de Dependência: classificassão de técnicas estatísticas diferenciadas por terem uma variável ou um conjunto de variáveis identificado como a(s) “variável(eis) dependente(s)” e a(s) variável(eis) remanecente(s) como “independente(s)”. O objetivo é a previsão da(s) variável(eis) dependente(s) pela(s) variável(eis) independente(s). Um exemplo é a análise de regressão.
(L1)

Técnica de Interdependência: classificação de técnicas estatísticas nas quais as variáveis não são divididas em “conjuntos dependentes e independentes” (por exemplo, análise fatorial), todas as variáveis são analisadas como um único conjunto. (L1)

Tentativa e Erro, Chute: Uma estratégia de resolução de problemas onde se faz uma escolha para viabilizar o resultado. Assim, procede-se várias vezes até que se chegue a alguma conclusão próxima ao objetivo para a resolução do problema. (SM)

Tratamento: variável independente que o pesquisador manipula para ver o efeito (se houver) sobre a(s) variável(eis) dependente(s), como em um experimento. (L1)