Letra P

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Pesquisa Operacional: Aplicação de métodos científicos para a melhor gestão de sistemas organizados governamentais, comerciais e industriais. Distingue-se da engenharia operacional por enfocar sistemas nos quais o comportamento humano é importante. "Estudo da eficácia do comportamento humano, para que se faça o melhor uso possível de recursos escassos para servir a determinados fins. Nele se combinam a observação, o experimento, a dedução e a indução. Seu objetivo é ajudar os diretores de indústria ou dos serviços públicos a tomar decisões" (Seldon & Pennance, 1977). (DEA)

Pictograma: Um gráfico no qual os dados são representados por desenhos ou imagens. (SM)

Pictogramas: são gráficos onde se utilizam figuras ou símbolos alusivos ao problema em estudo. (UL)

Planificação do Problema: consiste na determinação de um processo para resolver o problema e, em especial, como obter informações sobra a variável em estudo. (UL)

Poder: probabilidade de rejeitar corretamente a hipótese nula quando a mesma é falsa, ou seja, de encontrar corretamente um suposto relacionamento quando ele existe. Determinando como uma função (1) do nível do nível de significância estatística (alfa) dado pelo pesquisador para um “erro tipo I”, (2) do tamanho da amostra utilizada na análise e (3) do “tamanho do efeito” examinado. (L1)

Polígono de Freqüências
: são gráficos com aspecto de linhas quebradas. Constroem-se unindo por segmentos de reta os pontos médios das bases superiores dos retângulos de um histograma. (UL)

População: é um conjunto de seres com uma dada característica em comum e com interesse para o estudo. (UL)

População: Conjunto de indivíduos, quer sejam humanos ou animais, em constante processo de modificação por crescimento (nascimento, imigração) ou perda (morte, emigração) que vivam na mesma área. Numa população em estado natural, esse processo é limitado pela disponibilidade de alimentos e pelos demais fatores ambientais. As populações humanas são, entretanto, afetadas pelos costumes sociais que governam a reprodução e pelas técnicas da civilização moderna que reduzem a mortalidade e ampliam a vida. "Em Ecologia, o termo população, cunhado inicialmente para designar um grupo de pessoas, ampliou?se para incluir grupos de indivíduos de qualquer classe de organismos" (Odum, 1972). "Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem em um território cujos limites são geralmente os da biocenose da qual esta espécie faz parte (...) As populações possuem certas características tais como a distribuição espacial dos indivíduos, a densidade, a estrutura, os coeficientes de natalidade e mortalidade, as relações de interdependência entre os indivíduos etc (...) as populações são entidades reais que têm sua própria organização e não se confundem com as simples justaposições de indivíduos independentes uns dos outros" (Dajoz, 1973). (DEA)

População Economicamente Ativa: "Do mais amplo ponto de vista, é aquela parte da população total disponível correntemente para trabalhar na produção e na distribuição dos bens e serviços econômicos" (Sahop, 1978). (DEA)

População Total: "É o resultado da contagem total de homens e mulheres de todas as idades, residentes em todo o pais, em cada uma das entidades federativas, em cada um dos municípios ou em cada uma das localidades segundo o nível geográfico de informação" (Sahop, 1978). (DEA)


Probabilidade: É o quociente entre o número de casos favoráveis e o número total de casos possíveis em uma experiência. A probabilidade de obter o número 4 no lançamento de um dado sem defeito é 1/6. (SM)