Letra M

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Média Aritmética Simples: é o quociente da soma de todos os dados não classificados pelo número desses dados.Com n = nº de observações da amostra, tem-se: (UL)




Média Aritmética Ponderada: é o quociente entre o somatório do produto de cada dado classificado pela sua freqüência absoluta e o número desses dados. Com n = nº de observações da amostra, tem-se: (UL)




Mediana: é o valor da variável, para dados não classificados, que ocupa a posição central da distribuição. Com n = nº de observações da amostra tem-se para n par: (UL)





n ímpar:

Mediana (estatística): Em uma amostra, disposta por ordem crescente dos seus elementos, é o número do meio. No caso dessa amostra ter um número par de elementos a mediana será a media dos 2 centrais. Exemplo: a mediana da amostra : 1, 3, 4, 6, 7, 11, 23 é 6. (SM)


Medida Composta: ver “escala múltipla”. (L1)

Medidas de Dispersão: é um conjunto de medidas (Amplitude, Variância e Desvio Padrão) utilizadas no estudo da variabilidade de uma determinada distribuição, permitindo obter uma informação mais completa acerca da "forma" da mesma. (UL)

Medidas de Localização: é um conjunto de medidas (Média, Mediana, Moda e Quartis) que representam de uma forma global um conjunto de dados. (UL)

Medidas de Tendência Central: o mesmo que Medidas de Localização. (UL)

Medida Multivariada: uso de duas ou mais variáveis como “indicadores” de uma única “medida composta”. Por exemplo, um teste de personalidade pode oferecer as respostas a diversas questões individuais (indicadores), as quais são então combinadas para formar um escore único (escala múltipla), que representa o tipo de personalidade. (L1)

Moda (m): observação que ocorre com maior freqüência numa amostra. (UL)

Multicolinariedade: extensão em que uma variável pode ser explicada pelas outras variáveis na análise. À medida que a multicolinariedade aumenta, fica mais complicada a interpretação da “variável estatística”, uma vez que se torna mais difícil verificar o efeito de qualquer variável, devido suas inter-relações. (L1)