Letra G

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Geocodificação: Definição da posição de elementos geográficos referenciada a um sistema de coordenadas padrão. Normalmente é feita por meio da definição de um centróide. (EEA)

Geoprocessamento: Tecnologia que abrange o conjunto de procedimentos de entrada, manipulação, armazenamento e análise de dados espacialmente referenciados. (EEA)

Georreferência: Relação entre as coordenadas de uma planta e as coordenadas do mundo real conhecidas. (EEA)

GIS: Abreviatura para "Geographic Information System", ou seja, Sistema de Informação Geográfica, sendo a associação de elementos de uma Base Cartográfica à um Banco de Dados Relacional, permitindo desenvolver aplicações voltadas para uma administração otimizada. (EEA)

GMT: Abreviação de Greenwich Mean Time, hora local do meridiano de Greenwich, assumida como horário padrão internacional e conhecida em português como Hora do meridiano de Greenwich. (EEA)

GPS: Abreviatura para "Global Position System". Sistema criado para a navegação que utiliza sinais emitidos por satélites artificiais. Usado para a navegação e posicionamento no mar, ar e superfície terrestre. O Sistema de Posicionamento Global permite ao usuário, por meio do recebimento de sinais de satélites artificiais, definir a exata localização de um ponto qualquer sobre o globo. (EEA)

Gráfico Circular: é representado por um círculo que está dividido em sectores cujas amplitudes são proporcionais à freqüência que lhe corresponde. (UL)

Gráfico de Barras: é constituído por barras, horizontais ou verticais, de comprimento proporcional à freqüência. (UL)

Greenwich: Nome da cidade inglesa que marca a longitude zero, ou seja, o meridiano-origem ou meridiano principal, conforme ficou estabelecido desde 1883. (EEA)