Letra C

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Censo: é um estudo estatístico que resulta da observação de todos os indivíduos da população relativamente a diferentes atributos pré-definidos. (UL)

Classe Mediana: é a classe, para dados classificados, que contem a Mediana (neste caso considera-se como Mediana o valor da variável estatística que corresponde a n/2, quer n seja par, quer n seja ímpar). (UL)

Classe Modal: é a classe, para dados classificados, que aparece com maior freqüência. (UL)

Coeficiente de Correlação Linear (r): medida estatística que permite calcular o valor numérico correspondente ao grau de dependência entre duas variáveis, o qual varia entre -1 e 1. Com n = nº de observações da amostra, tem-se: (UL)




Confiabilidade: extensão em que uma variável ou um conjunto de variáveis é consistente com o que se pretende medir. Se medidas repetidas forem executadas, as medidas confiáveis serão consistentes em seus valores. É diferente de “validade”, por se referir não ao que deveria ser medido mas do modo como é medido. (L1)

Correlação: é a relação ou dependência entre as duas variáveis de uma distribuição bidimensional. (UL)

Correlação Fraca ou Nula: quando o Diagrama de Dispersão não permite o ajustamento de nenhuma recta, o que significa que r = 0. Diz-se, então, que não existe nenhuma relação entre as variáveis da Distribuição Bidimensional. (UL)

Correlação Negativa Forte: quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive negativo. A correlação é negativa quando r varia entre -1 e 0 e será tanto mais forte quanto r se aproxima de -1. (UL)

Correlação Negativa Perfeita ou Linear: quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive negativo com r = -1. (UL)

Correlação Parcial Bivariada: correlação simples (duas variáveis) entre dois conjuntos de resíduos (variâncias inexplicadas) que permanecem depois que a associação de outras variáveis independentes é removida. (L1)

Correlação Positiva Forte: quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive positivo. A correlação é positiva quando r varia entre 0 e 1 e será tanto mais forte quanto r se aproxima de 1. (UL)

Correlação Positiva Perfeita ou Linear: quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive positivo com r = 1. (UL)